Resenha: Fausto Fawcett na Cabeça, de Victor Lopes

Documentário visto na programação do In-Edit Brasil, de 14 a 25 de junho, em São Paulo e no site oficial

Fausto Fawcett é um desses artistas únicos na história recente do Brasil. Nascido no Rio de Janeiro, ele mistura poesia, filosofia e pensamentos soltos traduzidos em palavras em músicas como "Kátia Flávia, a Godiva do Irajá", "Rio 40 Graus" (conhecida por aí na voz de Fernanda Abreu) e "Balada do Amor Inabalável" (um dos grandes sucessos da carreira do Skank). É essa carreira que o diretor Victor Lopes traz no documentário "Fausto Fawcett na Cabeça".

Fazer um longa sobre Fausto Fawcett é ter a consciência de entrevistar um personagem fascinante da fauna carioca. Admirado pelos amigos músicos, ele faz da própria música uma série de provocações sobre os assuntos que gosta de maneira muito experimental e cheias de energia. Apoiado por velhos e novos companheiros, podemos ver e ouvir algumas dessas letras, no mínimo, intrigantes. 

Veja também:
Resenha: Hot Club de Montevideo
Resenha: Bono & The Edge - A Sort of Homecoming com Dave Letterman
Resenha: Summer of Soul (... ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)
Resenha: Se Estas Paredes Cantassem
Resenha: Racionais - Das Ruas de São Paulo Pro Mundo
Resenha: Travelin' Band: Creedence Clearwater Revival at the Royal Albert Hall

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Também podemos acompanhar de perto como a cabeça dele funciona ao longo das conversas e nas conversas com quem o acompanha há muito tempo. E eles embarcam na onda e entram de cabeça nos experimentos nos próprios instrumentos e em montagens e colagens em vídeos, ajudando a criar um clima único. Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Faucett passou por tudo: de ir nos programas populares para divulgar as próprias músicas, como Chacrinha, até lançar livros por editoras independentes com histórias mirabolantes. Como ele mesmo disse, isso era exatamente o que queria fazer desde sempre.

A edição ajuda muito a compreender essa cabeça ao não tentar reproduzir isso com efeitos mirabolantes ou qualquer coisa do tipo. A ideia de estruturar o longa de maneira simples, com um pouco de música ao vivo, imagens de arquivo, conversas, depoimentos de pessoas que trabalham com Faucett e longas conversas sobre a vida e obra, é um suficiente para jogar luz em um dos grandes personagens da música brasileira.

"Fausto Fawcett na Cabeça" é um documentário bastante simples em que o personagem principal brilha o tempo inteiro. Sem firulas e objetivo, é possível admirar esse poeta, músico, filósofo e tudo mais, e entender essa mente cheia de pensamentos.

Avaliação: muito bom

Comentários