Resenha: The National - First Two Pages of Frankenstein

Ao longo dos anos, o National, banda formada por Matt Berninger, Aaron Dessner, Bryce Dessner, Scott Devendorf e Bryan Devendorf, ganhou muito prestígio por parte de um público bem específico e críticos por conseguir canalizar vários pensamentos daquela geração de adolescentes e quase adultos no início dos anos 2000. E a fidelidade a eles é enorme, transformando cada lançamento em um verdadeiro acontecimento.

Recentemente, Aaron Dessner colaborou com Taylor Swift nos últimos três trabalhos da cantora, atraindo um público mais novo para as canções da banda. E, talvez por isso, mais gente estava ansiosa pelo lançamento de "First Two Pages of Frankenstein", nono trabalho de estúdio.

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O álbum soa diferente dos anteriores na maneira de apresentar as músicas, como se eles quisessem mostrar ao público que estão vivendo outra fase das próprias vidas e demonstrar que nem tudo é tão simples quanto parece. Com ajuda de Sufjan Stevens, é possível entender isso logo na abertura, na faixa "Once Upon a Poolside".

A sensação ruim, de ver tudo desmoronar, virou a melancólica "Eucalyptus" e leva o ouvinte a pensar: e se eu perder tudo quando tudo mudar? As lembranças daqueles momentos ou fragmentos de felicidade surgem em "New Order T-Shirt" - sinceramente, gostaria que essa sequência não fosse um recado sobre o futuro da banda.

A primeira de duas colaborações de Phoebe Bridgers, a mulher que mais trabalha na música, começa com "This Isn't Helping", quando Berninger resolveu escrever uma letra falando de uma crise interna que o leva a odiar a si mesmo. E como diz a letra: isso não ajuda em nada. A trágica "Tropic Morning News" traz o ritmo animado em um The National com ar mais pop, diferentemente de "Alien", mais etérea e mais falada do que cantada.

Parceria com Taylor Swift, "The Alcott" nasceu com Berninger falando de duas pessoas se encontrando em um lugar e ensaiando uma reconexão em um último esforço para manter a relação viva. Swift escreveu as próprias partes, respostas ao trabalho do vocalista e tudo funciona muito bem nessa balada melancólica no piano cheia de tristeza e com uma ponta de esperança, suficiente para manter tudo vivo.

"Grease in Your Hair" descreve momentos muito específicos da vivência de duas ou mais pessoas e uma delas não consegue dizer os reais sentimentos, enquanto a outra pessoa soa cada vez mais inalcançável. A poética "Ice Machines" abre a parte final do álbum, com destaque para "Your Mind Is Not Your Friend", a segunda aparição de Bridgers no álbum, para falar novamente dos problemas enfrentados por Matt Berninger nos últimos meses em uma letra totalmente autobiográfica. E o trabalho termina com uma nota positiva e cheia de esperança em "Send for Me", um contraste com relação ao resto.

Guiados pelas letras extremamente pessoais de Berninger, o National entrega um trabalho de abordagem diferente em quase todos os aspectos sem perder a essência. Em quase 50 minutos, a banda mostra e deseja ir mais além do que já foi. Resta saber se esse será o novo caminho seguido por eles.

Tracklist:

1 - "Once Upon a Poolside" (featuring Sufjan Stevens)
2 - "Eucalyptus"
3 - "New Order T-Shirt"
4 - "This Isn't Helping" (featuring Phoebe Bridgers)
5 - "Tropic Morning News"
6 - "Alien"
7 - "The Alcott" (featuring Taylor Swift)
8 - "Grease in Your Hair"
9 - "Ice Machines"
10 - "Your Mind Is Not Your Friend" (featuring Bridgers)
11 - "Send for Me"

Avaliação: muito bom

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