Resenha: Deerhoof - Miracle-Level

Texto publicado originalmente na minha newsletter sobre música. Clique aqui e assine para não perder nada

É muito difícil definir musicalmente o Deerhoof, banda americana fundada em 1994 pelo baterista Greg Saunier. Com mudanças na formação em quase 30 anos de carreira, hoje o grupo conta com a baixista e vocalista Satomi Matsuzaki e os guitarristas John Dieterich e Ed Rodriguez. Mas uma coisa é certa: eles não têm medo de experimentar e caem fundo quando querem alguma coisa.

Com influência de Matsuzaki, eles partiram para algo totalmente diferente: um álbum inteiro em japonês, um passo ainda mais ousado em uma discografia nada comum. Assim, nasceu "Miracle-Level", 19º trabalho de estúdio da carreira, e "Sit Down, Let Me Tell You a Story" abre o trabalho para colocar a ideia na cabeça do ouvinte de tentar aproveitar essa nova experiência ao máximo. 

Veja também:
Resenha: Metallica - 72 Seasons
Resenha: Depeche Mode - Memento Mori
Resenha: Boygenius - The Record
Resenha: Miley Cyrus - Endless Summer Vacation
Resenha: Slowthai - UGLY
Resenha: Gorillaz - Cracker Island

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

À medida dos minutos, fica claro que o disco não é apenas mais um trabalho, mas parte da conexão das raízes japonesas da vocalista. A balada delicada de teor estranho "My Lovely Cat!" e as melancólicas "The Poignant Melody" e "Everybody, Marvel" tocam fundo na abordagem e estilos diferentes, porém complementares ao mesmo tempo.

A instrumental "Jet-Black Double-Shield" serve para o ouvinte respirar um pouco, pensar no que ouviu e entrar no clima da segunda parte do álbum, começando pela bonita faixa-título. Melódica e suave, é dessas para colocar na playlist e ouvir todos os dias, enquanto "And the Moon Laughs" retoma o lado experimental com a guitarra dominando as ações. E "The Little Maker" soa muito música da trilha sonora de filme do Studio Ghibli pelo tom delicado do arranjo.

O tom pessimista chega na grudenta "Phase-Out All Remaining Non-Miracles by 2028", de bonito solo de guitarra, para voltar ao experimental em "Momentary Art of Soul!" e encerrar com o "momento final de anime" em "Wedding, March, Flower", de letra curta e emocionalmente tocante.

Sabe aquele álbum perfeito para ouvir sozinho, naquele seu canto preferido da casa, depois de um dia cheio ou no momento de relaxamento no final de semana? "Miracle-Level" é exatamente isso. Mesmo em japonês, é possível compreender as motivações das composições, a escolha dos arranjos e o trabalho feito até o lançamento. É desses álbuns para ouvir muito ao longo de todo ano.

Tracklist:

1 - "Sit Down, Let Me Tell You a Story"
2 - "My Lovely Cat!"
3 - "The Poignant Melody"
4 - "Everybody, Marvel"
5 - "Jet-Black Double-Shield"
6 - "Miracle-Level"
7 - "And the Moon Laughs"
8 - "The Little Maker"
9 - "Phase-Out All Remaining Non-Miracles by 2028"
10 - "Momentary Art of Soul!"
11 - "Wedding, March, Flower"

Avaliação: ótimo

Comentários