Resenha: Metallica - 72 Seasons

Texto publicado originalmente na minha newsletter sobre música. Clique aqui e assine para não perder nada 

Não sei o quanto vocês acompanham o noticiário musical, mas, por trabalho e força do hábito, sempre estou ligado nos principais sites brasileiros e internacionais para saber o que está rolando. E se existe uma banda que sabe se promover como poucas, praticamente todos os dias nas principais manchetes, essa banda é o Metallica. Isso aumenta e muito na época de lançamento de álbum.

Do começo do último trimestre de 2022 até agora, os integrantes são onipresentes em programas, canais no YouTube, podcasts e em entrevistas exclusivas. Eu entendo, apesar de achar exaustivo e jogar uma expectativa desnecessária em cima de qualquer novo trabalho de inéditas. "72 Seasons" chegou exatamente assim, com os fãs e a crítica especializada esperando muita coisa. Mas o Metallica não trouxe nada de novo e preferiu usar a si como referência. É ruim? Não, claro que não. 

Veja também:
Resenha: Depeche Mode - Memento Mori
Resenha: Boygenius - The Record
Resenha: Miley Cyrus - Endless Summer Vacation
Resenha: Slowthai - UGLY
Resenha: Gorillaz - Cracker Island
Resenha: Yo La Tengo - This Stupid World

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Lançado na última sexta-feira (14), "72 Seasons" tem quase 1h20 de duração e abre com a faixa-título com uma longa parte instrumental inicial até começar de verdade. E é aquilo: depois que eles ligam os instrumentos, o barulho é muito, muito alto para explorar os mais diversos temas - da raiva do homem ao sofrimento por um amor perdido.

Ao longo do trabalho, o Metallica usa diversos artifícios conhecidos pelos fãs para apresentar as canções. "Shadows Follow", "Screaming Suicide" e "Sleepwalk My Life Away", para ficar na sequência inicial, soam todas como parentes das canções mais famosas da história do Metallica e têm enorme potencial nos shows pela energia. E é sempre bom lembrar que os quatro integrantes estão mais próximos dos 60 anos do que dos 50.

Talvez por ser a mais curta do álbum, com seus exatos 3m20s, "Lux Æterna" chama a atenção pela guitarra potente e a velocidade, algo surpreendente para trabalho de canções tão longas. Outro destaque fica para "If Darkness Had a Son", essa mais parecida com as outras, mas com uma profundidade diferente das outras e, por isso, um nível um pouco melhor (não muito).

O Metallica não precisa mais gravar novas músicas, nem se expor tanto e poderia muito bem ficar uns anos sem fazer turnês. Apaixonados pelo palco e pelos fãs, eles seguem trabalhando firme e, você gostando ou não, é muito admirável. É bem possível que "72 Seasons" seja esquecido em breve, diferentemente do esforço feito pelo quarteto para manter-se na ativa. Isso nunca será esquecido.

Tracklist:

1 - "72 Seasons"
2 - "Shadows Follow"
3 - "Screaming Suicide"
4 - "Sleepwalk My Life Away"
5 - "You Must Burn!"
6 - "Lux Æterna"
7 - "Crown of Barbed Wire"
8 - "Chasing Light"
9 - "If Darkness Had a Son"
10 - "Too Far Gone?"
11 - "Room of Mirrors"
12 - "Inamorata"

Avaliação: bom

Comentários