Resenha: Mudhoney - Plastic Eternity

Texto publicado originalmente na minha newsletter sobre música. Clique aqui e assine para não perder nada

O Mudhoney é um desses orgulhos da música independente. Ao longo de quase 40 anos de carreira, sendo 35 com esse nome, a banda nunca se rendeu ao sucesso do início dos anos 1990 e seguiu fiel aos próprios princípios. Provavelmente estão mais pobres que alguns dos contemporâneos, mas tudo tem seu preço.

Com pandemia no meio e todos os problemas dos últimos anos, o grupo liderado por Mark Arm não lançava nenhum álbum de inéditas há cinco anos, jejum quebrado com "Plastic Eternity" - sucessor de "Digital Garbage". Com raivosa "Souvenir of My Trip", o disco começa com eles fincando posição, sem medo de desagradar qualquer um. 

Veja também:
Resenha: Feist - Multitudes
Resenha: Everything but the Girl - Fuse
Resenha: Deerhoof - Miracle-Level
Resenha: Metallica - 72 Seasons
Resenha: Depeche Mode - Memento Mori
Resenha: Boygenius - The Record

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

"Almost Everything" traz um questionamento existencial profundo e infantil ao mesmo tempo, como se pergunta levasse o personagem principal a virar criança novamente. E se "Cascades of Crap" coloca a guitarra no centro das atenções por pouco mais de três minutos, "Flush the Fascists" mostra, com certo tom de humor, que o Mudhoney é desses do lado certo da história e é essa a diferença deles para muitos artistas dos anos 1980.

A agitada "Move Under" coloca o álbum em uma nota bem alta, diminuída na etérea e melódica "Severed Dreams in the Sleeper Cell". E em "Here Comes the Flood", a banda usa de metáforas para falar sobre como é fundamental (e praticamente obrigatório) adaptar-se ao mundo de hoje de qualquer maneira por pura sobrevivência, ainda mais quando somos meras engrenagens dentro do sistema, tema da pesada "Human Stock Capital".

A crônica bem humorada de "Tom Herman's Hermits" contrasta com o clima pesado de "One or Two". O ritmo retoma ao normal em "Cry Me an Atmospheric River" e encaminha o ouvinte para o final na crítica social "Plasticity" e fecha "Little Dogs", essa uma faixa que os Stooges (a banda) se orgulharia de ter gravado.

O Mudhoney é uma banda com princípios dentro e fora dos palcos, e isso reflete nas composições das músicas de "Plastic Eternity", outro trabalho acima da média deles. Sorte a nossa tê-los em plena atividade em uma indústria musical cada vez mais pasteurizada e cheia de artistas iguais.

Tracklist:

1 - "Souvenir of My Trip"
2 - "Almost Everything"
3 - "Cascades of Crap"
4 - "Flush the Fascists"
5 - "Move Under"
6 - "Severed Dreams in the Sleeper Cell"
7 - "Here Comes the Flood"
8 - "Human Stock Capital"
9 - "Tom Herman's Hermits"
10 - "One or Two"
11 - "Cry Me an Atmospheric River"
12 - "Plasticity"
13 - "Little Dogs"

Avaliação: muito bom

Comentários