Resenha: Red Hot Chili Peppers - Return of the Dream Canteen

O novo retorno do John Frusciante ao Red Hot Chili Peppers trouxe uma certeza e uma dúvida: a certeza de que o repertório não gravado por ele jamais entrará nas apresentações, salvo algum milagre. A dúvida era se daria certo, se não havia uma estafa de "volta o cão arrependido" mais uma vez. E as coisas só geraram ainda mais expectativa quando a banda anunciou "Return of the Dream Canteen" como segundo disco do ano - "Unlimited Love" havia sido disponibilizado menos de seis meses antes.

Ao iniciar o novo disco com "Tippa My Tongue", o Chili Peppers parece mais afiado, coeso e com as arestas aparadas do trabalho anterior. Soa mais autêntico, como se eles não tivessem se separado por mais de uma década. E as baladas "Peace and Love" e "Reach Out" só confirmam isso, em duas boas músicas para fazer parte dos shows.

Veja também:
Resenha: Arctic Monkeys - The Car
Resenha: King Gizzard & the Lizard Wizard - Changes
Resenha: Taylor Swift - Midnights
Resenha: Planet Hemp - Jardineiros
Resenha: King Gizzard & the Lizard Wizard - Laminated Denim
Resenha: Alvvays - Blue Rev

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

A terceira balada seguida traz em "Eddie" uma homenagem ao guitarrista Eddie Van Halen, do Van Halen, morto há pouco mais de dois anos. Simples e de bom andamento, é um bonito momento do grupo com a guitarra da Frusciante mandando ver e ele pisa fundo em "Fake as Fuck", essa mais agitada e mais simples.

Sexta canção do trabalho, "Bella" é outra balada, mas de qualidade inferior às outras, enquanto "Roulette" apresenta Flea mais em forma do que nunca e "My Cigarette" é a tradicional canção da banda que pode levar o ouvinte a viagens longas sem sair do lugar. E "Afterlife" é outra boa faixa com a cara do velho Chili Peppers.

Depois de tantas canções leves, "Handful" perde força no meio de todas elas e o trabalho também, recuperado rapidamente em "The Drummer" e nas sombria "Bag of Grins" e "La La La La La La La La". O disco termina com "Copperbelly", "Carry Me Home" e a etérea "In the Snow", outra com possibilidade de viagem sem sair do chão.

As melhores de Unlimited Love" e "Return of the Dream Canteen" formariam o melhor álbum do Chili Peppers em muitos anos. Como não foi possível, o resultado do segundo trabalho da banda em 2022 é satisfatório e um pouco melhor do que o primeiro, mas não muito. É separar o joio do trigo e partir para o abraço.

Tracklist:

1 - "Tippa My Tongue"
2 - "Peace and Love"
3 - "Reach Out"
4 - "Eddie"
5 - "Fake as Fuck"
6 - "Bella"
7 - "Roulette"
8 - "My Cigarette"
9 - "Afterlife"
10 - "Shoot Me a Smile"
11 - "Handful"
12 - "The Drummer"
13 - "Bag of Grins"
14 - "La La La La La La La La"
15 - "Copperbelly"
16 - "Carry Me Home"
17 - "In the Snow"

Avaliação: bom

Comentários