Resenha: Alvvays - Blue Rev

Oito anos pode ser só uma gota no oceano do tempo, mas, com uma pandemia no meio, é praticamente outra vida. Nesse período, os canadenses do Alvvays (pronuncia-se Always) lançaram três discos de estúdio, incluindo "Blue Rev", o mais recente, disponibilizado no começo do mês de outubro. E dá para falar com tranquilidade: é um dos melhores trabalhos do ano.

A produção do terceiro álbum da banda foi cheia de contratempos: desde o roubo das demos no estúdio, passando por uma inundação que quase destruiu um porão cheio de equipamentos e o fechamento da fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos por conta da COVID-19. Talvez pela junção desses fatores, é o trabalho mais diverso deles em vários aspectos.

Veja também:
Resenha: King Gizzard & the Lizard Wizard - Ice, Death, Planets, Lungs, Mushrooms and Lava
Resenha: Yeah Yeah Yeahs - Cool It Down
Resenha: Pixies - Doggerel
Duas resenhas: Alex G e Key
Resenha: Vieux Farka Touré e Khruangbin - Ali
Resenha: The Mars Volta - The Mars Volta

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

"Pharmacist" abre o trabalho trazendo o clima shoegaze de volta à moda. A sequência com "Easy on Your Own?" mantém o ritmo e o trabalho ganha uma virada com a dançante "After the Earthquake", que ganha muito quando diminui um pouco o ritmo e explora o lado melódico do grupo.

Quarta faixa, Tom Verlaine" traz de volta o lado experimental e passa a bola para a veloz e rasteira "Pressed", essa um pancada sonora que não deixa o lado melódico para trás. E o grande momento vem "Many Mirrors", quando o Alvvays consegue fazer uma espécie de shoegaze pop de refrão grudento em um ótimo arranjo. É a melhor canção do trabalho, seguida pela segunda, "Very Online Guy", essa bem experimental meio doida, meio estilo Tame Impala. E "Tile by Tile" não fica muito atrás, principalmente pela ponte antes do refrão - funciona muito bem.

A parte final apresenta a agitada "Pomeranian Spinster", uma bonita homenagem para Belinda Carlisle, das Go-Go's em "Belinda Says", a ótima "Bored in Bristol", a etérea "Lottery Noises" e encerra com a melancólica "Fourth Figure".

"Blue Rev" consolida o Alvvays como uma das melhores bandas dessa nova geração. Com um shoegaze atraente para vários públicos ao aliar uma pitada de pop e experimental, a banda consegue contar boas histórias em canções bem acima da média. Na luta por espaço em meio a tantas coisas, o grupo merece mais atenção.

Tracklist:

1 - "Pharmacist"
2 - "Easy on Your Own?"
3 - "After the Earthquake"
4 - "Tom Verlaine"
5 - "Pressed"
6 - "Many Mirrors"
7 - "Very Online Guy"
8 - "Velveteen"
9 - "Tile by Tile"
10 - "Pomeranian Spinster"
11 - "Belinda Says"
12 - "Bored in Bristol"
13 - "Lottery Noises"
14 - "Fourth Figure"

Avaliação: ótimo

Comentários