Resenha: Fito Páez - The Golden Light

Fito Paéz disse, ainda no final de 2021, que lançaria três discos de músicas inéditas no ano seguinte. Ele disse e cumpriu. A trilogia começada com "Los años salvajes" seguida por "Futurología Arlt" termina com "The Golden Light", um trabalho completamente diferente dos anteriores e tão importante e fundamental para entender a cabeça de um dos músicos mais importantes da América Latina dos últimos 40 anos.

O trabalho abre homenageando Gerardo Gandini, o maestro que uniu a música erudita à música popular e mostrou como era possível fazer isso com total liberdade musical, proposta de "El Mar de Gerardo" e uma boa abertura para esse trabalho feita de maneira improvisada na sala do pianista.

Veja também:
Resenha: Muse - Will of the People
Resenha: Maglore - V
Resenha: Osees - A Foul Form
Resenha: Panda Bear e Sonic Boom - Reset
Resenha: Danger Mouse e Black Thought - Cheat Codes
Duas resenhas: Beyoncé e Lizzo

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

"Un Ángel Abrió Alas" traz a voz de Páez em uma canção direta, poética e muito delicada, mostrando todo cuidado que ele tem em expressar com clareza do que deseja dizer ao ouvinte, também caso de "Diosa del Sol" - essa cheia de referências a lugares e momentos ao longo de vários anos da história. E só com vocal, "The Moon Over Mahattan" é uma homenagem aos grandes momentos em que o músico teve a chance de ouvir grandes artistas da história de Nova York ao longo dos anos, um privilégio que poucos tiveram.

A metade do disco chega com a instrumental "Cervecería Gorostarzu", essa soando o final de um episódio melancólico de uma série nos momentos finais. Essa melancolia continua na bonita "Hogar", quando ele fala da própria adolescência e início da idade adulta na ditadura e faz a conexão com o trabalho anterior: "En estos años salvajes".

"Sus Auriculares" dá início aos momentos finais do álbum com uma homenagem a Charly García, outra lenda da música argentina, que completou 70 anos em 2021 e ganhou uma homenagem do próprio Páez em uma bonita apresentação em um teatro. A bonita e solar "Enciende el Amor" e a instrumental faixa-título colocam ponto final no álbum.

Nostálgico e biográfico, "The Golden Light" traz um Páez em paz (entendeu?) com ele mesmo em outro trabalho acima das expectativas. Quem acompanha a carreira dele já sabia da versatilidade e da vontade em experimentar várias coisas e nunca ficar preso em um deteminado estilo de música. Com três álbuns em sequência, é a certeza da consolidação desse talento há pouco menos de um ano de completar 60 anos. Fito Páez merece todos os aplausos possíveis.

Tracklist:

1 - "El Mar de Gerardo"
2 - "Un Ángel Abrió Alas"
3 - "Diosa del Sol"
4 - "The Moon Over Mahattan"
5 - "Cervecería Gorostarzu"
6 - "Hogar"
7 - "Sus Auriculares"
8 - "Enciende el Amor"
9 - "The Golden Light"

Avaliação: ótimo

Comentários