Resenha: Danger Mouse e Black Thought - Cheat Codes

Danger Mouse é um dos produtores mais conceituados e importantes dos últimos anos e dono de uma playlist sensacional no Spotify; Black Thought é vocalista é está na história do hip-hop pela fundação da banda The Roots ao lado do baterista Questlove. Juntos, eles uniram forças em "Cheat Codes", primeiro trabalho da parceria.

A dupla começou a trabalhar junta em canções em 2005 e a ideia de um lançamento ganhou força em 2017. Quando tudo parecia encaminhado para o disco ser disponibilizado em 2020, a pandemia de COVID-19 chegou e adiou os planos. Mas valeu e muito a pena esperar porque o trabalho é um dos melhores lançados até o momento.

Veja também:
Duas resenhas: Beyoncé e Lizzo
Resenha: Ty Segall - Hello, Hi
Resenha: Jack White - Entering Heaven Alive
Resenha: Beabadoobee - Beatopia
Duas resenhas: J-Hope e ITZY
Resenha: Interpol - The Other Side of Make-Believe

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

A abertura cheia de suingue de "Sometimes" mostra o tom do trabalho: referências ao que eles ouviam na infância e ainda gostam com uma pegada mais moderna de bastante ritmo. A faixa-título chega poderosa e explora o melhor do rap para falar das dificuldades em ser afro-americano nos Estados Unidos, e no mundo, ao longo da história, enquanto "Because" retorna ao assunto usando o viés da criminalidade como forma de sobrevivência para muitos.

O trabalho explora a crueldade da indústria musical ("The Darkest Part"), vida e carreira de Black Thought ("No Gold Teeth") e uma homenagem ao amigo MF Doom, morto em 2020 ("Belize"). O disco chega ao auge em "Aquamarine" em que a colaboração com o ótimo Michael Kiwanuka traz outro pedaço da biografia de Thought ao abordar o próprio papel na vida de outras pessoas dentro e fora das artes. É uma das melhores músicas do ano.

E se qualquer um de nós pode se identificar com "Identical Deaths", quando o cantor fala sobre renascimentos simbólicos para descobrir quem ele é de verdade, "Strangers" traz a colaboração de A$AP Rocky e Run the Jewels em uma das canções mais potentes do álbum e "Close to Famous" traz o lado mais clássico do hip-hop em uma faixa curta e cheia de rimas.

A estreia da dupla encerra com a sombria "Saltwater", com participação de Conway the Machine, e com a bonita e reflexiva "Violas and Lupitas", um final de ótimo nível.

O primeiro disco de Danger Mouse e Black Thought não poderia ser melhor. "Cheat Codes" é um trabalho bem produzido, cheio de referências, com ótimas letras e altíssimo nível nas parcerias. É para ouvir muitas e muitas vezes ao longo do ano porque é um desses que fica para sempre.

Tracklist:

1 - "Sometimes"
2 - "Cheat Codes"
3 - "The Darkest Part" (feat. Raekwon and Kid Sister)
4 - "No Gold Teeth"
5 - "Because" (feat. Joey Bada$$, Russ, and Dylan Cartlidge)
6 - "Belize" (feat. MF Doom)
7 - "Aquamarine" (feat. Michael Kiwanuka)
8 - "Identical Deaths"
9 - "Strangers" (feat. A$AP Rocky and Run the Jewels)
10 - "Close to Famous"
11 - "Saltwater" (feat. Conway the Machine)
12 - "Violas and Lupitas"

Avaliação: ótimo

Comentários