Resenha: Neil Young with Crazy Horse - Toast

Os últimos anos de Neil Young têm sido muito produtivos do ponto de vista musical. Enquanto compõe e grava discos inéditos, ele arruma tempo para procurar material não lançado nos próprios arquivos. Um desses trabalhos é "Toast". Gravado em 2001 em um período muito difícil da vida de Young, o disco era tão triste que acabou tendo o lançamento vetado logo após o final das gravações.

Mas agora, mais de duas décadas depois, o músico resolveu disponibilizar o disco para o público - menos aos assinantes do Spotify. Se a tristeza é o mote de "Toast", começar com a melancólica carta de amor "Quit" faz todo sentido. Young traz na guitarra o lamento do abandono em notas tocadas uma por uma, tudo para mostrar o estado catatônico em que se encontrava na época.

Veja também:
Resenha: Porcupine Tree - Closure/Continuation
Resenha: Nick Cave - Seven Psalms
Resenha: Soccer Mommy - Sometimes, Forever
Resenha: Tom Zé - Língua Brasileira
Resenha: Regina Spektor - Home, Before and After
Resenha: Tim Bernardes - Mil Coisas Invisíveis

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

"Standing in the Light of Love" segue o trabalho cheio de guitarras pedindo um pouco de sombra e amor, enquanto o peso chega na história baseada em fatos reais "Goin’ Home". A simples "Timberline" contrasta ao ficar entre duas das mais longas canções do trabalho, mas é "Gateway Of Love" que Young e a Crazy Horse mostram todo potencial e o motivo de tanta ansiedade quando um trabalho em conjunto é anunciado.

A parte final traz uma das canções mais tocantes da discografia do guitarrista: "How Ya Doin’?" é mais uma dessas letras que ele toca fundo na alma de qualquer pessoa com o mínimo de sentimento. Resultado? Capaz de você ouvir e ficar com lágrimas nos olhos ("I'm taking the blame myself/ For livin' my life in a shell/ And now I'm breakin' out/ But will you still be there?/ Let's say that love is blind/ Let's say that time is kind/ Let's say that it's not over/ 'Til it's over").

"Boom Boom Boom" encerra o disco com Young dizendo que um coração partido é tudo que ele tem no momento para oferecer, mas não vai deixar os bons tempos passarem de jeito nenhum.

O projeto de Neil Young em tirar do baú vários discos e shows inéditos só mostra como ele usa a música como meio de desabafar e contar várias histórias. Talvez, na época, "Toast" não fosse reconhecido como um grande álbum. Hoje, o trabalho é um grande álbum e merecia ver a luz do dia.

Tracklist:

1 - "Quit"
2 - "Standing in the Light of Love"
3 - "Goin’ Home"
4 - "Timberline"
5 - "Gateway Of Love"
6 - "How Ya Doin’?"
7 - "Boom Boom Boom"

Avaliação: ótimo

Comentários