Resenha: Tim Bernardes - Mil Coisas Invisíveis

Tim Bernardes é reconhecidamente um dos melhores compositores dos últimos anos. Tanto n'O Terno, quanto na carreira solo, ele mostra uma sensibilidade para falar de vários temas. E com arranjos bonitos e bem feitos, ele consegue transmitir muito bem a mensagem que deseja passar. Cinco anos depois do primeiro álbum solo, ele disponibilizou o segundo recentemente.

"Mil Coisas Invisíveis" começa com "Nascer, Viver, Morrer", uma introdução melancólica que ajuda a entender um pouco o tom do trabalho. Quando "Fases" começa, Bernardes apresenta um lado melódico maduro e pronto. Aliás, essa geração de músicos tem buscado caprichar cada vez mais nos arranjos, algo em falta nas duas primeiras décadas dos anos 2000.

Veja também:
Resenha: Alaíde Costa - O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim
Resenha: Vieux Farka Touré - Les Racines
Resenha: Drive-By Truckers - Welcome 2 Club XIII
Resenha: Angel Olsen - Big Time
Resenha: Fontaines D.C. - Skinty Fia
Resenha: Wilco - Cruel Country

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O músico traz histórias bem identificáveis por qualquer pessoa, como a balada "BB (Garupa de Moto Amarela)" ou "Meus 26", quando o compositor apresenta aquele último momento de juventude antes do amadurecimento bater na porta e, definitivamente, escolhas precisam ser feitas para definir o próprio futuro.

Uma das melhores do trabalho, "Velha Amiga" traz na simplicidade do violão uma letra para relembrar tempos do passado que não volta mais ("Mande notícias, velha amiga/ Como anda sua vida?/ Como eu queria ver nós dois nos encontrando em paz/ Uma vez mais"). E soando como continuação, chega "Olha", essa mais potente musicalmente no refrão e de arranjo muito bonito.

O trabalho mantém a temática na segunda metade, com "Esse Ar", "Mistificar", "A Balada de Tim Bernardes" ("Quanto mais o tempo passa/ Mais eu acho graça nessa enganação/ Chamada virar adulto/ O tempo é todo junto, sem separação") e "Beleza Eterna" são os destaques.

Tão bom quanto o primeiro, o segundo disco solo de Tim Bernardes mostra um compositor ainda melhor em uma carreira solo madura e pronta para voos mais altos. De revelação da música brasileira há alguns anos, ele agora é realidade.

Tracklist:

1 - "Nascer, Viver, Morrer"
2 - "Fases"
3 - "BB (Garupa de Moto Amarela)"
4 - "Realmente Lindo"
5 - "Meus 26"
6 - "Falta"
7 - "Velha Amiga"
8 - "Olha"
9 - "Esse Ar"
10 - "Última Vez"
11 - "Mistificar"
12 - "A Balada de Tim Bernardes"
13 - "Beleza Eterna"
14 - "Leve"
15 - "Mesmo Se Você Não Vê"

Avaliação: ótimo

Comentários