Resenha: Tom Zé - Língua Brasileira

É muito difícil mensurar a importância de Tom Zé para a música brasileira. Esquecido durante boa parte da carreira, da qual criou trabalhos brilhantes como "Todos os Olhos" (1973), "Estudando o Samba" (1976), "Correio da Estação do Brás" (1978), "Jogos de Armar - Faça Você Mesmo" (2000) e outros, ele seguiu trabalhando firme até ter o reconhecimento devido e necessário.

O mais recente trabalho dele é "Língua Brasileira", trilha sonora da peça de mesmo nome encenada em São Paulo no primeiro trimestre desse ano. Ele explora a língua brasileira em vários aspectos de uma maneira que só Tom Zé poderia apresentar ao público. Diferentemente de um álbum comum, o ritmo do trabalho traz a peça ao ouvinte, então é bem diferente de um disco com concepção apenas musical.

Veja também:
Resenha: Regina Spektor - Home, Before and After
Resenha: Tim Bernardes - Mil Coisas Invisíveis
Resenha: Alaíde Costa - O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim
Resenha: Vieux Farka Touré - Les Racines
Resenha: Drive-By Truckers - Welcome 2 Club XIII
Resenha: Angel Olsen - Big Time

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O trabalho passeia por canções cheias de vocais de apoio, mostrando a força do musical, em canções como a introdução "Hy-Brasil Terra Sem Mal", a engraçadíssima e cheia de ritmo "Pompeia - Piche No Muro Nu" e a dramática faixa-título, essa com participação de Maria Beraldo, e a bem fácil de aprender "Unimultiplicidade" — e só Tom Zé para ter uma música com esse título.

Ao longo de pouco mais de 40 minutos, Tom Zé passeia por diversos ritmos regionais misturados com o que ele sabe fazer de melhor, casos de "Gênesis Guarani", "Metro Guide", essa uma homenagem a Irará — terra natal do músico — e "A Língua Prova Que" (com samba, funk, marchinha e muito experimentalismo). Ele também inclui músicas de protesto ("Índio Desliga Jaraguá"), uma homenagem a São Paulo ("San Pablo, San Pavlov, San Paulandia"), uma balada ("Clarice") e encerra com um pedido aos jovens brasileiros ("Os Clarins da Coragem").

"Língua Brasileira" traz um Tom Zé mais inspirado do que nunca em um dos melhores trabalhos recentes da carreira dele. Aos 85 anos, ele mostra fôlego criativo para seguir compondo em projetos com a cara dele.

Tracklist:

1 - "Hy-Brasil Terra Sem Mal"
2 - "Pompeia - Piche No Muro Nu"
3 - "Língua Brasileira" (feat. Maria Beraldo)
4 - "Unimultiplicidade"
5 - "Gênesis Guarani"
6 - "Metro Guide"
7 - "Índio Desliga Jaraguá"
8 - "A Língua Prova Que"
9 - "San Pablo, San Pavlov, San Paulandia"
10 - "Clarice"
11 - "Os Clarins da Coragem"

Avaliação: ótimo

Comentários