Resenha: Nick Cave - Seven Psalms

Os últimos anos de Nick Cave foram de altos e baixos. Os altos vieram na carreira, cada vez mais reconhecida mundialmente com shows lotados em momentos de epifania dele e do público em canções cada vez melhores. Os baixos vieram na vida pessoal com a morte dos dois filhos em sete anos, algo doloroso para qualquer pai em qualquer situação.

Após lançar discos com o Bad Seeds e em parceria com Warren Ellis, ele chama o amigo e companheiro de banda para ajudá-lo em "Seven Psalms", projeto feito durante a pandemia, quando ele escreveu pequenos salmos e reflexões sobre "fé, raiva, amor, tristeza, misericórdia, sexo e religião" no que chamou de "oferenda velada e contemplativa nascida de um tempo incerto".

Veja também:
Resenha: Soccer Mommy - Sometimes, Forever
Resenha: Tom Zé - Língua Brasileira
Resenha: Regina Spektor - Home, Before and After
Resenha: Tim Bernardes - Mil Coisas Invisíveis
Resenha: Alaíde Costa - O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim
Resenha: Vieux Farka Touré - Les Racines

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Cave está cada vez mais contemplativo e buscando respostas, seja respondendo perguntas do público na newsletter que mantém ou nesse novo trabalho de estúdio. É um disco muito simples do ponto de vista musical e muito potente nas letras. Ele pede perdão por pecados não cometidos e anseia voltar para casa ("I am the mist-maker moving through the throng/ A cloud of carnage everywherе I roam/ Crystal piano plays the desolater's song/ Havе mercy on me, Lord, and bring me home").

As canções, que mal ultrapassam os dois minutos, se conectam de maneira a criar um trabalho único, um discurso poético e recheado de dúvidas e pedidos por clemência. Misturando o que sabe fazer de melhor, Cave fez o primeiro álbum gospel da carreira ao pedir pela presença de Deus ("I pray someday, my Lord, you will appear [There is a mansion in the sky"]). O disco encerra com uma versão instrumental do trabalho, a prova definitiva da qualidade de Ellis em comandar os arranjos das músicas.

"Seven Psalms" é um álbum diferente de Cave. Mais religioso e reflexivo, o trabalho mostra um ser humano em busca de respostas para os últimos anos da vida em letras potentes e dolorosas no trabalho mais duro da carreira dele. É hora de celebrar Cave como um dos melhores compositores dos últimos 40 anos.

Tracklist:

1 - "How Long Have I Waited?"
2 - "Have Mercy On Me"
3 - "I Have Trembled My Way Deep"
4 - "I Have Wandered All My Unending Days"
5 - "Splendour, Glorious Splendour"
6 - "Such Things Should Never Happen"
7 - "I Come Alone And To You"
8 - "Psalm Instrumental"

Avaliação: ótimo

Comentários