Resenha: Porcupine Tree - Closure/Continuation

Fundado no final dos anos 1980 e tendo lançado o primeiro álbum em 1992, o Porcupine Tree estava parado há mais de uma década e os fãs não sabiam se a banda retornaria algum dia aos palcos, principalmente quando o vocalista Steven Wilson resolveu tocar a carreira solo e nunca deu 100% de certeza de um retorno imediato ou se havia qualquer coisa em vista.

O que ninguém sabia era que, ao longo dos últimos anos, ele, o baterista Gavin Harrison e o tecladista Richard Barbieri estavam trabalhando em canções da banda. O trabalho virou "Closure/Continuation", 11º disco de estúdio, o primeiro desde "The Incident", de 2009. E o trabalho já começa com a pancada "Harridan", música de bastante peso e uma ótima apresentação para esse retorno.

Veja também:
Resenha: Nick Cave - Seven Psalms
Resenha: Soccer Mommy - Sometimes, Forever
Resenha: Tom Zé - Língua Brasileira
Resenha: Regina Spektor - Home, Before and After
Resenha: Tim Bernardes - Mil Coisas Invisíveis
Resenha: Alaíde Costa - O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Depois eles surgem com a balada "Of the New Day", essa sobre como sair da escuridão após enfrentar tempos difíceis e com a potente e política "Rats Return" - o título deixa bem claro o que a banda acha do atual momento do mundo. Uma das mais tocantes do novo álbum é "Dignity". Ao abordar como um morador de rua poderia ter tido um destino diferente se alguém tivesse estendido a mão para ajudá-lo, causa uma reflexão muito profunda sobre o comportamento da sociedade atual e como a pobreza deveria diminuir, não aumentar.

O disco também aborda a paranoia dos tempos modernos ("Herd Culling"), o lado eletrônico do trio em na melhor canção do álbum ("Walk the Plank") e o lado pessoal surge, em uma faixa com quase dez minutos de duração, para encerrar o primeiro trabalho do grupo em mais de uma década ("Chimera's Wreck").

O Porcupine Tree só está preocupado em fazer exatamente aquilo que deseja. Em um trabalho de temáticas universais, e bastante atual, o grupo retorna com um trabalho cheio de boas canções. A década parada serviu para o trio recarregar as baterias, prontos para tocar as canções de "Closure/Continuation" nos shows.

Tracklist:

1 - "Harridan"
2 - "Of the New Day"
3 - "Rats Return"
4 - "Dignity"
5 - "Herd Culling"
6 - "Walk the Plank"
7 - "Chimera's Wreck"

Avaliação: muito bom

Comentários