Resenha: Rocketman, de Dexter Fletcher

O texto saiu com exclusividade na newsletter do blog, publicada toda sexta-feira. Assine para não perder nada. 

Fazer uma cinebiografia de algum artista famoso não é nenhuma novidade na história do cinema. Recentemente, artistas que fizeram sucesso nos anos 1970 têm sido alvos desse tipo de trabalho, principalmente pela áurea que envolve alguns desses personagens. Uma lançada recentemente é a ótima "Rocketman", vida e obra de Elton John.

Assisti ao filme em 2019 no cinema e foi muito impressionante, principalmente pelo fato de, no ano anterior, ter sido lançado a bomba "Bohemian Rhapsody", a cinebiografia que, supostamente, fala sobre a banda Queen — é um arremedo de várias coisas, um horror tremendo e a dentadura de Rami Malek deveria ter dividido o Oscar nada merecido com ele.

Veja também:
Resenha: Estados Unidos vs. Billie Holiday, de Lee Daniels
Resenha: Metal Lords, de Peter Sollett
Resenha: 8 - Mile: Rua das Ilusões, de Curtis Hanson
Resenha: No Ritmo do Coração, de Sian Heder
Resenha: The Boys - A História dos Sherman Brothers, de Gregory V. Sherman e Jeff Sherman
Resenha: What Drives Us, de Dave Grohl

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Em uma brincadeira no Instagram, fiz uma enquete para saber qual seria o centésimo filme do ano e "Rocketman" venceu. É sempre complicado rever um filme porque a memória falha e o trabalho pode soar melhor ou pior. Pois, três anos depois, ainda é muito, muito boa.

A ideia do diretor Dexter Fletcher e do roteirista Lee Hall em transformar a história de Elton John em um musical foi muito acertada por parte deles. Porque, ao ouvir as músicas, descobrimos que ele e Bernie Taupin contaram muito mais sobre si mesmos do que qualquer livro fez, faria ou fará. E ao vermos Taron Egerton encarnando o cantor como se fosse o próprio ainda impressiona e emociona em vários momentos. E não é apenas Egerton que está bem, todo elenco está em alto nível.

O filme não seria nada sem a boa adaptação das músicas de Elton John, que funcionam muito bem nesse estilo. Certamente, os teatros pelo mundo ganhariam muito com uma adaptação do filme para uma peça. E a trilha sonora? É ótima e funciona para ouvir em qualquer lugar — peço apenas cuidado para não sair dançando e bater a cabeça em algum poste.

Com boas coreografias, bons diálogos e boas atuações, "Rocketman" é uma cinebiografia de respeito e respeita o espectador ao não inventar fatos para enaltecer o artista em questão, porque história é algo a ser respeitado de ambos os lados — de quem conta e de quem está disposto a vê-la.

Avaliação: ótimo

Comentários