Resenha: What Drives Us, de Dave Grohl


O texto saiu com exclusividade na newsletter do blog, publicada toda sexta-feira. Assine para não perder nada.

Dave Grohl sabe que atingiu tamanho status na indústria da música que pode fazer o bem entende. Uma série-documental e um disco explorando a história da música nos Estados Unidos? Claro! Um longa sobre o lendário estúdio Sound City? Com certeza! Um filme de terror? É para já! Um documentário sobre vans? Oi?

Não, Grohl não fez um documentário falando de um carro ou sobre a indústria automobilística. Ele usou a "desculpa" de ter conseguido reaver a van da primeira turnê do Foo Fighters e, usando todos os contatos possíveis, convidou alguns dos astros e estrelas da música para contar como é ou foi a experiência de rodar os Estados Unidos para tocar nas mais diversas biroscas.

Veja também:
Resenha: Os Beatles e a Índia, de Ajoy Bose
Resenha: Mr. Saturday Night, de John Maggio
Resenha: Jagged, de Alison Klayman
Resenha: The Other One - The Long Strange Trip of Bob Weir, de Mike Fleiss
Resenha: The Beatles - Get Back, de Peter Jackson
Resenha: O Diabo na Encruzilhada, de Brian Oakes

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Dos iniciantes garotos do Radkey até Ringo Starr, as histórias em "What Drives Us" são as mais variadas. De quase morrer na estrada em acidentes bizarros até problemas com flatulência relatados com detalhes por Anne Clark, a St. Vincent, todos os artistas têm a mesma opinião: a vida na estrada os ajudou a moldar a veia artística e profissional do início de carreira até os dias atuais.

Por conhecer e ser amigo dessas pessoas, Grohl utiliza uma falsa formalidade para explorar o assunto no início até passar a ser uma conversa de amigos filmada. Steven Tyler, do Aerosmith, e Brian Johnson, do AC/DC, têm a mesma conclusão sobre os grandes artistas estarem acabando; Ian MacKaye conta a história da primeira turnê em uma van ou ainda The Edge relembra o início de carreira no U2. Todos têm boas histórias do passado nem tão glorioso assim, mas importante para dar experiência.

A história mais tocante de todas é de D. H. Peligro, baterista do Dead Kennedys, quando ele fala abertamente do uso pesado de drogas e é um contraponto para ajudar a entender que a vida na estrada também é cheia de problemas e percalços. A abertura dada a ele para contar e o respeito de Grohl pelo artista é fundamental, mostrando que a confiança entre diretor e entrevistado é algo a ser conservada antes, durante e depois da entrevista.

"What Drives Us" mostra um habilidoso e divertido Grohl explorando ao máximo os amigos para conseguir algumas boas histórias da vida na estrada, fazendo dele um dos bons documentaristas musicais dos últimos anos. Uma pena que o Prime Video não ter a mesma graça ao esconder o documentário, achado em um golpe de sorte, e fazer da legenda uma sopa de letrinhas mal traduzida e cheia de erros primários. Para um serviço de streaming cheio de dinheiro, não dá.

Avaliação: muito bom

Continue no blog:

Comentários