8 Mile: Rua das Ilusões ainda funciona para mostrar rápida ascensão de Eminem


O texto saiu com exclusividade na newsletter do blog, publicada toda sexta-feira. Assine para não perder nada.

Muita gente não sabe ou não se lembra, mas Eminem é um vencedor de Oscar. Isso mesmo. O rapper, em 2003, surpreendeu o mundo e venceu na categoria Melhor Canção Original com "Lose Yourself", canção presente em "8 Mile: Rua das Ilusões", filme semi-autobiográfico em que ele também é o protagonista, ao bater U2 e Paul Simon, isso para falar nos nomes mais famosos.

Na época do lançamento, fiquei completamente alucinado com a história, principalmente quando soube ser baseada na vida do próprio Eminem. Por influência dos colegas da escola, ouvia muito rap e passei algumas horas ouvindo os discos dele — "The Slim Shady LP" (1999), "The Marshall Mathers LP" (2000) e "The Eminem Show" (2002) foram os principais.

Veja também:
Resenha: No Ritmo do Coração, de Sian Heder
Resenha: The Boys - A História dos Sherman Brothers, de Gregory V. Sherman e Jeff Sherman
Resenha: What Drives Us, de Dave Grohl
Resenha: Os Beatles e a Índia, de Ajoy Bose
Resenha: Mr. Saturday Night, de John Maggio
Resenha: Jagged, de Alison Klayman

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O básico da história é: B-Rabbit, papel de Eminem, é um homem de 23 anos que trabalha em uma fábrica, mora com a mãe e tem o sonho de ser um rapper de sucesso. Entre os problemas, sonhos e a realidade, o final é empolgante e é uma pequena mostra do que ele faria nos melhores momentos da carreira alguns anos depois.

Recentemente, ao lembrar do aniversário de 20 anos do filme e da proximidade da data redonda do Oscar de Eminem, resolvi rever "8 Mile: Rua das Ilusões". Claro, era muito melhor na minha cabeça, mas continua sendo muito bom. Com o passar dos anos e uma rodagem maior, algumas coisas ficam mais claras ou são descobertas.

Por exemplo, Eminem só frequenta determinados lugares e tem vaga cativa nas batalhas de rap por ser o protegido de Future (Mekhi Phifer) ou em um lugar como a periferia de Michigan, como em qualquer outro lugar desse mesmo jeito no mundo, há poucas oportunidades para prosperar talentos — a cena de uma batalha de rap durante o café da manhã na fábrica onde ele trabalho que mostra isso.

Outro ponto percebido agora é a construção de "Lose Yourself". Trechos da canção aparecem em determinados momentos, como se o espectador participasse de algum jeito da composição da letra. Ao final, com a música pronta, entendemos ser sobre tudo que ele passou até ali e o esperado para o futuro.

"8 Mile: Rua das Ilusões" é importante por ajudar a entender o sucesso do rap nos anos 1990 e início dos anos 2000 ao ser eleito o melhor longa daquele ano em muitas listas. Eminem surgiu como um foguete, foi abraçado por Dr. Dre e saiu da periferia para, em menos de uma década, vencer um Oscar. Isso é imenso.

Continue no blog:

Comentários