Resenha: Mavis Staples e Levon Helm - Carry Me Home


Em meados de 2011, a cantora Mavis Staples uniu-se com o baterista Levon Helm, ex-integrante da The Band, para uma apresentação e a repercussão foi muito boa. Disso, veio a ideia de a dupla gravar um disco para celebrar dois dos grandes nomes da música americana dos anos 1960 e meados dos anos 1970.

O projeto ficou parado por anos e só ganhou vida agora, uma década após a morte de Helm. Mesmo sem o músico por perto para lançar o álbum, "Carry Me Home" é o trabalho-homenagem que funciona muito bem — tanto para celebrar o legado de quem já foi, quanto para exaltar quem ainda está aqui.

Veja também:
Resenha: Harry Styles - Harry's House
Resenha: The Smile - A Light for Attracting Attention
Resenha: Black Keys - Dropout Boogie
Resenha: Kendrick Lamar - Mr. Morale and the Big Steppers
Resenha: Belle and Sebastian - A Bit of Previous
Resenha: Sharon Van Etten - We've Been Going About This All Wrong

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Um disco que abre com a voz potente de Staples cantando "This Is My Country", de Curtis Mayfield, uma exaltação a então eleição de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, apresenta as bandas dos dois artistas atuando juntas em uma grande consagração. A partir da abertura, o que ouvimos é praticamente uma missa com dois missionários da música fazendo o favor de espalhar a boa palavra a quem deseja ouvir.

A dupla flutua pelo blues ("Trouble In My Mind", "Move Along Train" e "This May Be The Last Time"), gospel ("Farther Along" e "You Got To Serve Somebody"), country ("Hand Writing On The Wall", "When I Go Away", "Wide River To Cross" e "You Got To Move") e jazz ("I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free"), e encerra com uma das músicas mais famosas da The Band: "The Weight", faixa de encerramento do documentário "The Last Waltz", dirigido por Martin Scorsese, sobre o fim das atividades da banda.

A mistura de estúdio com gravação ao vivo dá um clima delicioso para "Carry Me Home", essa linda homenagem a essas duas lendas da música. Perto de completar 83 anos, Mavis Staples segue em atividade na Anti-, gravadora de Jeff Tweedy, e esse trabalho é a prova de ter muita lenha para queimar com um repertório de primeiro nível.

Tracklist:

1 - "This Is My Country" (Curtis Mayfield)
2 - "Trouble In My Mind" (Richard M. Jones)
3 - "Farther Along" (W.B. Stevens)
4 - "Hand Writing On The Wall" (Dottie Peoples / Harvey Lee Watkins Jr.)
5 - "I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free" (Billy Taylor / Dick Dallas)
6 - "Move Along Train" (Roebuck "Pops" Staples)
7 - "This May Be The Last Time" (Roebuck "Pops" Staples)
8 - "When I Go Away" (Larry Campbell)
9 - "Wide River To Cross" (Buddy Miller / Julie Miller)
10 - "You Got To Move" (Mississippi Fred McDowell / Reverend Gary Davis)
11 - "You Got To Serve Somebody" (Bob Dylan)
12 - "The Weight" (Robbie Robertson)

Avaliação: ótimo

Comentários