Resenha: Belle and Sebastian - A Bit of Previous

A passagem do tempo é inevitável para todos que vivem tempo suficiente para senti-la. As costas começam a doer, a ressaca da bebedeira dura uma semana, a falta de exercício físico se transforma em doença e a vontade de ficar em casa vence na maioria das vezes. Por isso, não é surpresa alguma perceber que o primeiro álbum do Belle and Sebastian foi lançado há mais de 25 anos.

Todo mundo muda com o tempo — se você não mudou, sinto lhe informar que você está vivendo errado — e não é diferente com as bandas que amamos. "A Bit of Previous", 11º álbum de estúdio do grupo, é a melhor mostra disso. E a primeira faixa, "Young and Stupid", fala justamente de como é bom ser jovem e idiota, pronto para fazer as coisas mais absurdas possíveis sem um pingo de responsabilidade.

Veja também:
Resenha: Sharon Van Etten - We've Been Going About This All Wrong
Resenha: Arcade Fire - We
Resenha: Let's Eat Grandma - Two Ribbons
Resenha: Spiritualized - Everything Was Beautiful
Resenha: Taj Mahal e Ry Cooder - Get On Board
Resenha: King Gizzard and the Lizard Wizard - Omnium Gatherum

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

"If They’re Shooting At You" entra e serve muito bem para os tempos atuais das redes sociais, quando muita gente é perseguida por simplesmente fazer a coisa certa e acaba sendo alvo de um determinado grupo, geralmente liderado por um perfil com milhares de seguidores. E aí vem a dançante "Talk to Me, Talk to Me", uma bela crônica que o pessoal com mais de 30 anos vai se identificar de primeira.

Com um bonito arranjo e uma letra tocante, "Do It for Your Country" é a melhor canção do trabalho ao fazer dessa balada melancólica algo profundamente bonito. Na sequência, vem as dançantes "Prophets On Hold" e "Unnecessary Drama", sendo a segunda de refrão bem animada e fácil de decorar, quase uma homenagem ao Britpop, e a engraçadinha "Come On Home" — sobre dar uma chance a qualquer um, seja novo ou mais velho.

Finalizando com "A World Without You", essa mostra de canções é importante para entendermos a capacidade do Belle and Sebastian em fazer canções gostosas para ouvir a qualquer momento do dia ou da noite. Uma banda assim merece ser valorizada, ainda mais uma com quase 30 anos de estrada e que nunca abandonou as próprias convicções.

As reflexivas "Deathbed of My Dreams" (My wife she comes and holds me near/ She looks at me and beams/ I close my eyes and I reprise/ The deathbed of my dreams) e "Sea of Sorrow" ("Swimming in a sea of sorrow/ Heading for a world of promise/ Swimming in a sea of sorrow/ Heading for a world of promise") abrem a parte final do disco, finalizada por "Working Boy in New York City", uma história de sobrevivência.

É impossível parar de ouvir o novo disco do Belle and Sebastian. Simples, com ótimas melodias e letras, o trabalho mostra uma banda sem medo de fazer o que bem entende no quesito repertório. "A Bit of Previous" é um disco para indie velho. E isso basta.

Tracklist:

1 - "Young and Stupid"
2 - "If They’re Shooting At You"
3 - "Talk to Me, Talk to Me"
4 - "Reclaim the Night"
5 - "Do It for Your Country"
6 - "Prophets On Hold"
7 - "Unnecessary Drama"
8 - "Come On Home"
9 - "A World Without You"
10 - "Deathbed of My Dreams"
11 - "Sea of Sorrow"
12 - "Working Boy in New York City"

Avaliação: muito bom

Comentários