Resenha: King Gizzard and the Lizard Wizard - Omnium Gatherum

A produção musical do King Gizzard & the Lizard Wizard segue a pleno vapor nos últimos dois anos. Entre discos completos e um EP, foram cinco trabalhos entre 2020 e a última semana, quando a banda australiana lançou "Omnium Gatherum" — o álbum tem 80 minutos de duração ao todo, sendo esse o mais longo lançado nos últimos cinco anos.

Mas calma, o disco vale cada minuto da audição. O grupo liderado por Stu Mackenzie traz uma mistura de música psicodélica com heavy metal raramente vista atualmente. A primeira faixa do trabalho, "The Dripping Tap", é uma pedrada com mais de 18 minutos de duração. Você pode até pensar que é cansativa ou qualquer coisa do gênero. Ao contrário, é cheia de energia e bem estimulante. É dessas para ouvir o dia inteiro.

Veja também:
Resenha: 3rd Secret - 3rd Secret
Resenha: Kurt Vile - Watch My Moves
Resenha: Father John Misty - Chloë and the Next 20th Century
Resenha: Jack White - Fear of the Dawn
Resenha: Red Hot Chili Peppers - Unlimited Love
Duas resenhas: Rosalía e Charli XCX

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

A partir dela, o álbum tem variações entre canções mais leves ("Magenta Mountain", "Kepler-22b" e "Ambergris") e mais pesadas, cheias de energia e com a guitarra bem alta ("Gaia"). Um ponto alto do trabalho está em "Evilest Man". Com mais de sete minutos de duração, o arranjo experimental e o refrão grudento a colocam como uma das melhores canções da discografia recente do grupo, uma "homenagem" a Rupert Murdoch, dono dos canais Fox News nos Estados Unidos.

Outro ponto alto vem logo na sequência com "The Garden Goblin", uma mistura de folk cheio de sintetizadores quem também traz um refrão grudento e cheio de energia e fácil para cantar nas apresentações. Por fim, "Blame It on the Weather" completa o trio de ótimas canções do álbum em uma sequência de dar inveja a qualquer um.

A segunda metade do trabalho freia um pouco mais no lado experimental e traz o lado pop ou o mais próximo disso do grupo em canções como "Persistence", "Presumptuous" e "Candles" sem perder o que foi feito antes com "The Grim Reaper", "Predator X", "Red Smoke" e "The Funeral".

Agora, em abril de 2022, é muito difícil não gostar de qualquer coisa que o King Gizzard & the Lizard Wizard faça em estúdio. Produzindo como nunca e entregando como sempre, essa banda australiana confirma, cada vez mais, ser uma das melhores bandas do mundo. E repito isso com bastante tranquilidade, já que "Omnium Gatherum" é um novo passo no estilo de composição e uma mudança importante em um grupo que não para de mudar.

Tracklist:

1 - "The Dripping Tap"
2 - "Magenta Mountain"
3 - "Kepler-22b"
4 - "Gaia"
5 - "Ambergris"
6 - "Sadie Sorceress"
7 - "Evilest Man"
8 - "The Garden Goblin"
9 - "Blame It on the Weather"
10 - "Persistence"
11 - "The Grim Reaper"
12 - "Presumptuous"
13 - "Predator X"
14 - "Red Smoke"
15 - "Candles"
16 - "The Funeral"

Avaliação: ótimo

Comentários