Resenha: Spiritualized - Everything Was Beautiful

A pandemia de Covid-19 mexeu com a cabeça de toda população mundial. Mudanças bruscas de rotinas, muito tempo em telas e cada vez menos contato com amigos e colegas de trabalho deixaram marcas profundas. Não foi diferente com Jason Pierce, líder do Spiritualized, que vinha sofrendo com sério bloqueio na hora de escrever as músicas.

Sem shows e com tempo livre em casa, ele pôde reorganizar a cabeça, trabalhar em demos antigas e em composições novas para formar as sete canções de "Everything Was Beautiful", nono álbum de estúdio da banda, nome baseado em um dos capítulos de "Matadouro 5", livro de Kurt Vonnegut.

Veja também:
Resenha: Taj Mahal e Ry Cooder - Get On Board
Resenha: King Gizzard and the Lizard Wizard - Omnium Gatherum
Resenha: 3rd Secret - 3rd Secret
Resenha: Kurt Vile - Watch My Moves
Resenha: Father John Misty - Chloë and the Next 20th Century
Resenha: Jack White - Fear of the Dawn

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O disco começa com a bonita "Always Together With You", em que o personagem principal fará de tudo para se adequar a pessoa amada, unicamente para tê-la por perto, já em "Best Thing You Never Had (The D Song)", a canção começa lenta bem ao estilo shoegaze e parte para algo bem mais agitado e cheio de energia até o final — ainda que a história não tenha um final feliz.

O primeiro momento que causa reflexão ao ouvinte é em "Let It Bleed (For Iggy)", quando Spiritualized traz a questão do processo, muitas vezes doloroso, de fazer arte e como se conectar com as pessoas através dela. A faixa é uma homenagem a que mais tentou fazer isso em mais de 50 anos de carreira: Iggy Pop, líder dos Stooges e dono de uma carreira solo espetacular. A canção é profunda e muito bonita, dessas de chorar.

"Crazy" surge e até surpreendendo, é uma balada country simples e emocionante, enquanto "The Mainline Song" até começa com a anterior, mas rapidamente parte para algo mais experimental e cheio de energia. Outro momento acima da média é "The A Song (Laid In Your Arms)", uma crônica sobre uma vida cheia de altos e baixos de final triste, mas, em "I'm Coming Home Again", a banda encerra o trabalho celebrando a vida.

É difícil descrever em palavras o novo álbum do Spiritualized. Ao conseguir unir uma história identificável por qualquer um de nós misturando jazz, psicodelia, gospel e rock experimental, "Everything Was Beautiful" é uma bonita carta sobre nós mesmos e os últimos dois anos, inesquecíveis em vários aspectos para várias gerações.

Tracklist:

1 - "Always Together With You"
2 - "Best Thing You Never Had (The D Song)"
3 - "Let It Bleed (For Iggy)"
4 - "Crazy" 5 - "The Mainline Song"
6 - "The A Song (Laid In Your Arms)"
7 - "I'm Coming Home Again"

Avaliação: ótimo

Comentários