Resenha: Kurt Vile - Watch My Moves


Nos últimos anos, Kurt Vile tem se aperfeiçoado na música que gosta de fazer: basicamente um lo-fi cheio de guitarras, invariavelmente calmo, mas extremamente poderoso. Com muito tempo livre por conta das datas desmarcadas por consequência da pandemia de Covid-19, ele trabalhou em novas canções e refinou algumas prontas, resultando no repertório de 15 canções de "Watch My Moves" — nono álbum da carreira.

Ao abrir o trabalho com a elegante "Goin on a Plane Today", Vile faz da estreia dele na icônica gravadora Verve algo para ser ouvido. E em um começo com a temática de viagem, completado pela bonita e suave "Flyin (Like a Fast Train)", o guitarrista mostra viver o melhor momento dos quase 20 anos de carreira.

Veja também:
Resenha: Father John Misty - Chloë and the Next 20th Century
Resenha: Jack White - Fear of the Dawn
Resenha: Red Hot Chili Peppers - Unlimited Love
Duas resenhas: Rosalía e Charli XCX
Duas resenhas: Erasmo Carlos e Lô Borges
Resenha: Germaine Franco - trilha sonora de Encanto

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Ele consegue colocar tantas variações musicais no trabalho que impressiona e, fundamental, mantém a suavidade. "Palace of OKV in Reverse", "Like Exploding Stones" e "Mount Airy Hill (Way Gone)" formam uma sequência das melhores e servem perfeitamente como uma ótima introdução ao que vem pela frente.

"Mount Airy Hill (Way Gone)", "Hey Like a Child" e "Jesus on a Wire" são os outros destaques da primeira metade. E como vocês podem ler, são sete músicas acima da média em que Vile consegue contar uma história usando a guitarra com base e arranjos muito simples e bonitos, uma mistura certeira quando feita da maneira certa.

A segunda parte do disco apresenta canções um tanto mais pesadas e experimentais, casos de "Fo Sho" e espaço para baladas, casos de "Cool Water", "Chazzy Don't Mind" e "Say the Word". Aliás, as longas partes instrumentais são outro momento destacáveis das canções. Nada cansativas, ajudam a colocar o ouvinte ainda mais dentro do clima do trabalho.

"Watch My Moves" traz Kurt Vile ainda melhor do que em 2018, ano do então último disco de estúdio. Com um repertório sólido e cheio de ótimas canções, ele conseguiu evoluir e melhorar ainda mais o próprio trabalho. Assim, aos 42 anos, consolida-se como um dos melhores músicos dos últimos anos com total justiça.

Tracklist:

1 - "Goin on a Plane Today"
2 - "Flyin (Like a Fast Train)"
3 - "Palace of OKV in Reverse"
4 - "Like Exploding Stones"
5 - "Mount Airy Hill (Way Gone)"
6 - "Hey Like a Child"
7 - "Jesus on a Wire"
8 - "Fo Sho"
9 - "Cool Water"
10 - "Chazzy Don't Mind"
11 - "(Shiny Things)"
12 - "Say the Word"
13 - "Wages of Sin"
14 - "Kurt Runner"
15 - "Stuffed Leopard"

Avaliação: ótimo

Comentários