Resenha: Father John Misty - Chloë and the Next 20th Century


Father John Misty está em alta há bastante tempo. Projeto musical de J. Tillman desde 2012, ele vem provando ano após ano ser um dos melhores compositores da última década com três dos quatro primeiros álbuns fazendo parte de várias listas nos últimos anos e sendo um músico cada vez mais relevante dentro e fora dos palcos.

Novo álbum de estúdio, "Chloë and the Next 20th Century" começou a ser planejado e gravado no começo de 2020 e, como muitos outros projetos musicais ou não, acabou sendo adiado por conta dessa pandemia que parece nunca ter fim. Diferentemente de outros trabalhos, mais alternativos, o músico opta por algo mais pop e inspirado em músicos como Randy Newman, dono de uma carreira musical rica antes de partir para trilhas sonoras, e Harry Nilsson, e também na história musical do cinema feito nos Estados Unidos entre os anos 1930 e 1960.

Veja também:
Resenha: Jack White - Fear of the Dawn
Resenha: Red Hot Chili Peppers - Unlimited Love
Duas resenhas: Rosalía e Charli XCX
Duas resenhas: Erasmo Carlos e Lô Borges
Resenha: Germaine Franco - trilha sonora de Encanto
Resenha: Jonny Greenwood - trilha sonora de Ataque dos Cães

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Ao ouvir o primeiro minuto de "Chloë", é impossível não se transportar para a Era de Ouro do cinema, principalmente naqueles momentos musicais com uma banda ao vivo enquanto os dois protagonistas dançam em um longo salão bem iluminado e cheio de pessoas vestidas impecavelmente, ainda que o mote principal da letra seja uma trágica história.

A partir disso, ele começa a contar a história da protagonista sob o olhar de quem a perdeu: o homem que conversa com o gato morto sobre o antigo relacionamento ("Goodbye Mr. Blue"), as baladas ("Kiss Me (I Loved You)") e "Buddy's Rendezvous" — a segunda relata a ida desse homem ao bar logo após sair da cadeia —, a valsa experimental ("(Everything But) Her Love") e "Q4", essa traz a irmã da protagonista morta em uma espécie de calvário particular ao relembrar a relação entre elas.

A segunda parte do trabalho traz o músico apostando em um arranjo bossa nova em "Olvidado (Otro Momento)", momento em que canta um trecho em espanhol (!!). E se "Funny Girl" evoca o espírito das melhores canções de clássicos do cinema, "Only a Fool" soa como um tema de um bobo apaixonado de tanta felicidade.

Assim como os melhores romances da história, o final de "Chloë and the Next 20th Century" precisa de um momento trágico, preenchido por "We Could Be Strangers", e finaliza com a bonita e melancólica "The Next 20th Century".

Father John Misty soa cada vez melhor nas composições e nos arranjos, e ele faz do trabalho um dos melhores de uma carreira estável e cheia de álbuns acima da média. Ao fazer de "Chloë and the Next 20th Century" um álbum conceitual, o músico está em um nível musical alcançado por poucos: o de fazer só o que realmente deseja.

Tracklist:

1 - "Chloë"
2 - "Goodbye Mr. Blue"
3 - "Kiss Me (I Loved You)"
4 - "(Everything But) Her Love"
5 - "Buddy's Rendezvous"
6 - "Q4"
7 - "Olvidado (Otro Momento)"
8 - "Funny Girl"
9 - "Only a Fool"
10 - "We Could Be Strangers"
11 - "The Next 20th Century"

Avaliação: ótimo

Comentários