O texto saiu com exclusividade na newsletter do blog, publicada toda sexta-feira. Assine para não perder nada.
Existem poucas artistas no mundo com um trabalho tão bom e tão interessante acompanhar como PJ Harvey. Ao longo de mais de 30 anos de carreira, a cantora e compositora apresentou trabalhos muito instigantes e bem feitos, algo que a fez catapultar ao sucesso e virar referência no período.
Em uma ótima ideia para o então novo álbum, chamado "The Hope Six Demolition Project" (2016), ela, em companhia do fotógrafo e diretor Seamus Murphy, percorreu Afeganistão, Kosovo e a capital dos Estados Unidos, Washington, para conhecer os lugares e pessoas para, a partir disso, criar as canções. As viagens renderam o documentário "PJ Harvey - Um Cão Chamado Dinheiro", disponível com exclusividade na MUBI*.
Veja também:
Resenha: Elvis Presley - The Searcher, de Thom Zimny
Resenha: Britney vs Spears, de Erin Lee Carr
Resenha: Howard - Sons de um Gênio, de Don Hahn
Resenha: Massacre no Estádio - A História de Víctor Jara, de Bent-Jorgen Perlmutt
Resenha: Nixon e o Homem de Preto, de Sara Dosa e Barbara Kopple
Resenha: The Devil and Daniel Johnston, de Jeff Feuerzeig
O álbum é um dos melhores trabalhos da carreira de PJ Harvey por ela ter conseguido traduzir em palavras o que viu, ajudada por uma ótima banda em estúdio. Uma pena que o resultado do documentário não passa nem perto da boa avaliação do disco.
Inegavelmente, Murphy faz ótimas imagens, mas a narração excessivamente poética fazem do longa algo enfadonho a maior parte do tempo. São 90 minutos de ótimos takes e pouco entendimento sobre os lugares e as pessoas. Sabemos pouco ou quase nada sobre essas comunidades exploradas musicalmente, algo ruim quando a proposta é justamente mostrar o resultado da viagem.
Os melhores momentos são em uma instalação artística transformada em estúdio, quando Harvey cria as canções do álbum e podemos ouvir o resultado do que ela viu. Uma pena que a edição faz de "PJ Harvey - Um Cão Chamado Dinheiro" um trabalho cansativo e pouco ilustrativo sobre as inspirações para as canções do disco.
Avaliação: regular
*o texto foi enviado na newsletter em 15 de outubro e o documentário não está mais na plataforma.
Continue no blog:
Comentários
Postar um comentário
Usem os comentários com parcimônia. Qualquer manifestação preconceituosa, ofensas e xingamentos são excluídos sem aviso prévio. Obrigado!