Resenha: Deerhoof - Future Teenage Cave Artists


O Deerhoof é uma banda com mais de 25 anos de atividade sem nunca ter deixado o lado independente. O disco de estreia, lançado em 1996, é o marco inicial de um grupo que não cogitou em encerrar as atividades e seguiu fazendo seu trabalho da melhor maneira possível ao longo dos anos seguintes, algo ótimo em um mercado tão contaminado por retornos, reuniões e coisas que fazem lembrar de um passado que era bom justamente por ser algo distante dos tempos atuais.

"Future Teenage Cave Artists" é o 15º álbum de estúdio e carrega consigo a marca de ser o primeiro conceitual. E não apenas isso, mas também carrega o fato de ser um álbum bem pesado nas temáticas. A faixa-título mostra bem esse tom, mas o que impressiona na banda veterana é como eles usam diversos instrumentos, objetos e efeitos para criar uma sonoridade muito diferente.

Veja também:
Resenha: Lady Gaga - Chromatica
Dois discos: Trivium e Kvelertak
Dois discos: Moses Sumney e A Girl Called Eddy
Dois discos: Steve Earle e Nathaniel Rateliff
Dois discos: Woods e Indigo Girls
Dois discos: Sparks e Austra


É um tipo de música muito experimental, uma mistura muito maluca de Tom Zé com Sonic Youth em que o uso de palavras ou onomatopeias se fundem com os instrumentos e transformam tudo em uma coisa só. Um exemplo disso é "New Orphan Asylum for Spirited Deerchildren", que soa animada, mas fala sobre assassinato usando a história do desenho "Bambi" como exemplo. É meio macabro, eu sei.

O trabalho em si é muito melancólico e reflete bem esse 2020 cheio de incertezas de um ano que nem começou e teima em seguir adiante. Não conhecia do Deerhoof e, graças a esse novo disco, vou tentar me aprofundar mais na discografia para descobrir mais coisas e ver se os outros álbuns são tão bons quanto esse.

"Future Teenage Cave Artists" mostra que um grupo veterano pode querer fazer um trabalho conceitual depois de vários anos de carreira sem parecer dentro de uma moda ou algo do tipo. Que o Deerhoof siga por muito mais tempo.


Tracklist:

1 - "Future Teenage Cave Artists"
2 - "Sympathy for the Baby Boo"
3 - "The Loved One"
4 - "O Ye Saddle Babes"
5 - "New Orphan Asylum for Spirited Deerchildren"
6 - "Zazeet"
7 - "Fraction Anthem"
8 - "'Farewell' Symphony"
9 - "Reduced Guilt"
10 - "Damaged Eyes Squinting into the Beautiful Overhot Sun"
11 - "I Call on Thee"

Avaliação: muito bom



Continue no blog:


Siga o blog no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!