Resenha: Damien Jurado - What's New, Tomboy?


Tal qual Roberto Carlos, Damien Jurado é um compositor que provoca muitas emoções nos poucos e fiéis fãs. Ao longo dos anos, ele conquistou certa popularidade no mundo indie por conseguir lançar trabalhos de natureza muito simples, mas, ao mesmo tempo, bem complexos musicalmente falando. Em tempos de astros e estrelas do pop cada vez mais presos aos fãs, Jurado consegue fazer o que bem entende no seu trabalho.

"What's New, Tomboy?" é o novo álbum de estúdio e surpreende logo de cara pela duração, com menos de meia hora. O início com "Birds Tricked into the Trees" mostra bem esse tipo de simplicidade em que Jurado aposta tanto na letra quanto na melodia. E é tão curta que logo acaba e começa a próxima, "Ochoa", que é ainda mais simples do que a anterior e traz apenas o compositor com um violão (debaixo do braço).

Veja também:
Resenha: Ed O'Brien - Earth
Dois discos: Baxter Dury e Laumé
Dois discos: Dua Lipa e Rina Sawayama
Dois discos: Djonga e Cícero
Resenha: Brendan Benson - Dear Life
Resenha: John Anderson - Years


O ponto principal do trabalho é perceber que o cantor, perto de completa 50 anos, segue bem fiel ao que faz desde o início da carreira. Pode soar repetitivo para alguns, mas, de modo geral, ele consegue colocar coisas novas. E não só isso, ele consegue contar boas histórias com início, meio e fim sem tornar a faixa repetitiva ou algo do tipo. Jurado encanta mesmo, não tem muito jeito. Parece um flautista que hipnotiza todo mundo com sua música e, quando percebe, já acabou.

Dessas coincidências, ou não, as melhores canções do disco têm nome de gente. "Alice Hyatt", "Arthur Aware" e "Francine" formam um trio campeão e, em sequência, mostram todo talento do compositor em reunir essas canções em um único disco de uma vez só. E ainda tem a ótima "When You Were Few" na parte final.

O novo álbum de estúdio é muito bonito visto de qualquer ponto de vista -- seja as letras, seja os arranjos. Jurado ainda soa inquieto e parece buscar alguma coisa para si, seja lá o que essa busca seja. Talvez não seja o melhor trabalho da vida dele, mas entra naquele grupo em que várias pessoas que ouviram vão lembrar de algum jeito.

Tracklist:

1 - "Birds Tricked into the Trees"
2 - "Ochoa"
3 - "Alice Hyatt"
4 - "Arthur Aware"
5 - "Francine"
6 - "Fool Maria"
7 - "When You Were Few"
8 - "Sandra"
9 - "The End of the Road"
10 - "Frankie"

Avaliação: muito bom



Continue no blog:



Siga o blog no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!