No YouTube

terça-feira, 22 de março de 2016

Resenha: Mavis Staples – Livin' On A High Note


Veterana cantora lançou novo disco de estúdio

Mavis Staples é uma lenda da música americana. Conhecida por ter feito parte do ótimo grupo Staple Singers, em que os membros eram seu pai e suas irmãs, ela conseguiu uma bem sucedida carreira solo – coroada com o sucesso do ótimo One True Vine, de 2013. Ela retornou ao estúdios e lançou Livin' On A High Note, seu 14º álbum, em fevereiro deste ano.

"Take Us Back" é uma canção em homenagem ao retorno de Mavis Staple aos palcos, evento que virou documentário na HBO USA (sem previsão no Brasil). Contagiante, é um tipo de R&B que não se ouve muito nos dias de hoje no chamado mainstream. A ótima voz é explorada na emocionalmente pesada "Love and Trust", uma boa faixa em que o improviso vocal toma conta na metade final.

A simples, no sentido de ser de fácil audição para todos, "If It's a Light" abre caminho para a agitada "Action" – outra de refrão grudento e dançante, pronta para ser colocada em qualquer playlist para animar o pessoal. Em "High Note", o clima country à Willie Nelson chega para acalmar depois da faixa anterior – uma ótima pedida.

O country segue na ótima "Don't Cry", que cresce à medida que a letra evolui até chegar à parte instrumental. O coro ajuda muito a amarrar e a dar força à letra, fundamental para deixar Mavis brilhar sozinha na parte final. A melhor do disco é "Tomorrow", um soul de alto nível, de refrão ótimo e letra profundamente feita para fazer o ouvinte refletir. Um belo momento, sem dúvida. O ritmo lento retorna na ótima "Dedicated", outro R&B emocionante de ótimo nível.

Na primeira e única vez que Mavis divide o vocal, "History, Now" é a primeira com a marca gospel no álbum, mas é mais uma pronta para atingir o ouvinte como uma fecha no peito. Pouco mais de dois minutos épicos é suficiente para muito. A comum "One Love" abre para "Jesus Lay Down Beside Me", mais uma de teor gospel muito linda – de chorar, até. O encerramento é com "MLK Song", uma música sobre justiça e um pedido de paz.

Melhor do que nunca, Mavis Staples conseguir sobreviver no atual mundo da música é para bater palma. Poucos conseguem fazer bem esse tipo de música. E Mavis está entre essas pessoas.

Tracklist:

1 - "Take Us Back"
2 - "Love and Trust"
3 - "If It's a Light"
4 - "Action"
5 - "High Note"
6 - "Don't Cry"
7 - "Tomorrow"
8 - "Dedicated"
9 - "History, Now"
10 - "One Love"
11 - "Jesus Lay Down Beside Me"
12 - "MLK Song"

Nota: 4/5



Veja também:
Resenha: Nada Surf – You Know Who You Are
Resenha: Iggy Pop – Post Pop Depression
Resenha: Wild Nothing – Life Of Pause
Resenha: Poliça – United Crushers
Resenha: Violent Femmes – We Can Do Anything
Resenha: Tedeschi Trucks Band – Let Me Get By
Resenha: Ra Ra Riot – Need Your Light

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais! Isso ajuda pra caramba o blog a crescer e ter a chance de produzir mais coisas bacanas.