Antes de qualquer coisa, um aviso: não gosto de Pink Floyd. Sempre achei muito chato e descobri que não é para mim, mas ainda é melhor do que qualquer coisa do insuportável The Doors. Isso posto, David Gilmour é um excelente guitarrista e gosto muito dos trabalhos solo dele. Longe de qualquer compromisso com os fãs da banda, ele pode desenvolver melhor certas melodias e harmonias sem ultrapassar nenhum limite.
“Luck and Strange” é apenas o quinto álbum da carreira solo lançado por Gilmour e conta com letras escritas por Polly Samson, escritora e mulher do guitarrista. E perto de completar 80 anos, ele traz uma abordagem melancólica para falar de mortalidade e o peso da idade, como na poética faixa-título.
Então ele parte para reflexões profundas sobre a beleza da vida em “The Piper's Call” e se pergunta se o mundo será o mesmo quando partir em “A Single Spark”. Em comum, ambas têm harmonias muito suaves, bem trabalhadas e nenhuma pressa. Definitivamente o pessoal do TikTok vai detestá-las. E com vocal de Romany Gilmour, a tocante “Between Two Points” tem um refrão muito bonito (“And you can see it in the way thеy look at you/ Feel it in the way they treat you/ Always the last to know/ Always the first to leave”).
Veja também:
Crítica: Nada Surf - Moon Mirror
Cinco discos #3: Black Crowes, Iron & Wine, Melvins, Lenny Kravitz e Paul Weller
Crítica: Fontaines D.C. - Romance
Crítica: Nick Cave and the Bad Seeds - Wild God
Crítica: King Gizzard & the Lizard Wizard - Flight b741
Cinco discos #2: Pond, Beachwood Sparks, O., DIIV e Mui Zyu
Mas a vida ainda vale a pena ser vivida, apesar de todos os percalços. “Dark and Velvet Nights” traz esse elemento de forma mais agitada em uma música cheia de sensualidade, com “Sings” vindo na sequência para acalmar mais as coisas e colocar toda essa loucura em perspectiva. E claro que uma faixa à Pink Floyd, “Scattered”, é o encerramento ideal do trabalho.
Gilmour entrega mais um bom trabalho solo ao lidar com a própria mortalidade e se sentir cada vez mais confortável para sair da sombra do Pink Floyd para criar uma sólida carreira com o próprio repertório.
Ficha técnica
Tracklist:
1 - “Black Cat”
2 - “Luck and Strange”
3 - “The Piper's Call”
4 - “A Single Spark”
5 - “Vita Brevis”
6 - “Between Two Points” (with Romany Gilmour)
7 - “Dark and Velvet Nights”
8 - “Sings”
9 - “Scattered”
Gravadora: Sony
Produção: David Gilmour & Charlie Andrew
Duração: 43min21
Avaliação: muito bom
Comentários
Postar um comentário
Usem os comentários com parcimônia. Qualquer manifestação preconceituosa, ofensas e xingamentos são excluídos sem aviso prévio. Obrigado!