Resenha: The Elephant 6 Recording Co., de Chad Stockfleth

Documentário visto na programação do In-Edit Brasil, de 14 a 25 de junho, em São Paulo e no site oficial

Uma gravadora independente é sempre motivo de uma espécie de tara por parte de colecionadores de discos pelo mundo. E dependendo da época, as coisas confluem para os artistas desse selo virarem objeto de devoção. É o caso da The Elephant 6, casa de grupos como Olivia Tremor Control, The Apples In Stereo e Neutral Milk Hotel, que teve a história contada em "The Elephant 6 Recording Co.", de Chad Stockfleth.

Muita gente não sabe ou não lembra, mas o mundo não começou em 2001 e as coisas eram bem complicadas de serem feitas. Caso você quisesse lançar uma música, era necessário ter um contrato com alguma gravadora - de qualquer porte - e torcer pelo sucesso - o que tinha uma enorme chance de não acontecer. Foi então que um grupo de amigos, liderados por Robert Schneider e Jeff Mangum e que cresceu e muito ao longo dos anos, resolveu fundar um selo para lançar os próprios trabalhos. 

Veja também:
Resenha: CAN and Me, de Michael P. Aust
Resenha: Look At Me - XXXTENTACION, de Sabaah Folayan
Resenha: Miúcha - A Voz da Bossa Nova, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti
Resenha: Elis & Tom - Só Tinha que Ser Com Você, por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay
Resenha: Louder Than You Think, de Jed I. Rosenberg
Resenha: Imagine The Sound, de Ron Mann (1981)

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Com uma edição bem esperta e depoimentos dos principais personagens dessa empreitada épica, feita no final dos anos 1980, o diretor consegue tirar de cada como eles se conheceram, como chegaram até ali e como um antigo gravador de quatro canais, da década de 1950, operava milagres para criar uma sonoridade única em plena época do crescimento do grunge.

As imagens de arquivo ajudam a ilustrar ainda mais a beleza daquilo e a dureza também em histórias tragicômicas que mostram que o "faça você mesmo" é muito, muito trabalhoso, mesmo com uma ajudinha dos amigos. Também podemos descobrir as influências musicais e as ideias mirabolantes da criação de discos de sonoridade única que, hoje, inspiram vários artistas pelo mundo. Mas, como tudo no mundo, a coisa fugiu um do controle e várias bandas encerraram ou paralisaram as atividades.

"The Elephant 6 Recording Co." mostra como a história da música independente não seria nada sem as ideias frescas e a força de uma juventude isolada em pequenas cidades e inspirada pelos ídolos para correr atrás dos próprios sonhos. Podem não ter vendido muito, mas estão para sempre na história.

Avaliação: ótimo

Comentários