Resenha: CAN and Me, de Michael P. Aust

Documentário visto na programação do In-Edit Brasil, de 14 a 25 de junho, em São Paulo e no site oficial

O CAN é dessas bandas que pouca gente teve contato na vida, mas quem teve nunca mais esqueceu pela influência em outros artistas e pela vida curta. Um dos personagens fundamentais dessa história é Irmin Schmidt, cofundador do grupo e uma figura musical das mais brilhantes da história da música alemã, personagem principal do documentário "CAN and Me", de Michael P. Aust.

Pianista e maestro de formação, Schmidt vem de uma família com uma mãe extremamente talentosa, que nunca teve a chance de colocar esse potencial para fora, e um pai oficial nazista, assunto ainda delicado para ser comentado até hoje. Estagiário de Karlheinz Stockhausen ainda na juventude, aprendeu muito sobre o som sintético e a misturá-lo. Mas quando teve contato com a obra de alguns dos músicos experimentais da época, como John Cage, mudou a linha de trabalho completamente ao unir-se com outros músicos para formar o CAN.

Veja também:
Resenha: Look At Me - XXXTENTACION, de Sabaah Folayan
Resenha: Miúcha - A Voz da Bossa Nova, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti
Resenha: Elis & Tom - Só Tinha que Ser Com Você, por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay
Resenha: Louder Than You Think, de Jed I. Rosenberg
Resenha: Imagine The Sound, de Ron Mann (1981)
Resenha: Twist, de Ron Mann (1992)

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

A partir da formação da banda, ele e os outros músicos buscaram fazer um som único dentro da música experimental. Entre trocas de vocalistas e entrada de novos músicos, eles estavam sempre vários passos à frente do resto - esposa de Irmim há mais de 60 anos, Hildegard Schmidt faz elogios e brinca que ela, como consultora imobiliária por um curto período, ganhou muito mais dinheiro que o marido ao longo de toda vida.

Uma das boas escolha do diretor Michael P. Aust foi contar a história em ordem cronológica até o fim do CAN e, depois, conta por trabalhos feitos ao longo da vida - em parceria com outros músicos de diversos gêneros e em trilhas sonoras na colaboração histórica com o diretor Win Wenders em diversos filmes.

Apoiado por muitas imagens de arquivo e apenas falas do casal, "CAN and Me" não desaponta ao falar de uma banda e um artista dos mais influentes e celebrados de todos os tempos por pessoas de diversas gerações. E perto dos 90 anos, ele está sempre em busca do próximo projeto para ficar satisfeito, até cansar e buscar o próximo projeto.

Avaliação: bom

Comentários