Resenha: Yo La Tengo - This Stupid World

Qualquer um com contato com o Yo La Tengo pela primeira vez jamais abanona. Banda formada em 1984 e com o primeiro álbum lançado dois anos depois, eles têm uma longa estrada e muita história para contar. Sem parar de trabalhar, mesmo com a pandemia no meio do caminho, a banda acaba de lançar "This Stupid World", 17º trabalho da carreira.

O álbum tem canções que ultrapassam os sete minutos de duração e ajudam a criar um clima muito específico para curti-lo. O início, com a etérea "Sinatra Drive Breakdown", é uma prova disso. O clima dos anos 1990 retorna com tudo em "Fallout" - a segunda faixa soa como abertura de programa de rádio da época.

Veja também:
Resenha: Paramore - This Is Why
Duas resenhas: Guided By Voices e White Reaper
Resenha: The Arcs - Electrophonic Chronic
Resenha: Fucked Up - One Day
Resenha: John Cale - Mercy
Resenha: Ryuichi Sakamoto - 12

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

"Tonight's Episode" tem um efeito que entra na cabeça e fica por alguns dias, mas a parte boa da música é o dedilhado delicado do violão que ajuda, e muito, a dar outra cara. Já "Aselestine" chega para arrebentar os corações com a letra dilacerante para contar uma bonita e triste história ("Aselestine/ The TV's on / I see your face/ You look the same/ The camera moves/ The laugh track laughs/ Cue applause/ I cry for us").

O estilo balada continua em "Until It Happens", essa mais simples do que as anteriores - chega a beirar o cru. Um dos trunfos da longevidade do Yo La Tengo é como eles trabalham as canções e como cada nota não é subutilizada. Tudo tem um propósito para garantir a unidade da canção, caso da bonita "Apology Letter" ("I was wrong/ I knew right away but I played it cool/ That trick never works/ Took too long/ And then I got mad because you got mad/ Another one of my delightful quirks/ What a jerk").

"Brain Capers" entra na parte final usando o lado mais experimental e criativo para trazer uma guitarra distorcida e completamente alucinada por vários minutos e emenda com a faixa-título, uma pancada sonora com mais de sete minutos de duração. E outra com duração parecida é "Miles Away", última faixa do disco que traz o tom etéreo novamente.

A bonita história do Yo La Tengo é preenchida por uma ótima discografia e "This Stupid World" faz jus a anos de história. Cheio de ótimas canções e ótimos momentos, o trabalho é desses que ajuda a entender porque tanta gente os ama tanto. É desses discos impossíveis de parar de ouvir.

Tracklist:

1 - "Sinatra Drive Breakdown"
2 - "Fallout"
3 - "Tonight's Episode"
4 - "Aselestine"
5 - "Until It Happens"
6 - "Apology Letter"
7 - "Brain Capers"
8 - "This Stupid World"
9 - "Miles Away"

Avaliação: ótimo

Comentários