Resenha: Eu, Elton John, de Elton John

Os últimos anos foram dos mais intensos na carreira de Elton John, com uma turnê mundial de despedida (ainda em andamento por conta da pandemia de COVID-19), o lançamento da cinebiografia "Rocketman" e a autobiografia "Eu, Elton John", de 2019, disponibilizada no Brasil pela Editora Planeta com tradução de Jaime Biaggio.

A vida de Reginald Kenneth Dwight foi privada de várias coisas, a principal delas foi o amor da própria mãe, um trauma carregado até a morte dela em 2017. Quando descobriu a música, logo quis entrar em uma banda e sair para fazer turnês. Quando mudou o nome para Elton John, colocou na cabeça que seria artista. E foi aí que o habilidoso compositor Bernie Taupin entrou na vida dele e formou uma amizade e parceria profissional duradouras até hoje. 

Veja também:
Resenha: Raul Seixas - Não diga que a canção está perdida, de Jotabê Medeiros
Resenha: I'm Your Man - A Vida de Leonard Cohen, de Sylvie Simmons
Resenha: John Lennon, Yoko Ono e Eu, de Jonathan Cott
Resenha: Nem Vem que Não Tem - A Vida e o Veneno de Wilson Simonal, de Ricardo Alexandre
Resenha: Manson – A Biografia, por Jeff Guinn
Resenha: Jimi Hendrix Por Ele Mesmo, de Alan Douglas e Peter Neal

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O sucesso, a fama, os tropeços... "Eu, Elton John" é recheado pela sinceridade de um artista que pode até ter vergonha de alguns de seus feitos ao longo dos anos, mas é brutalmente honesto ao contá-los. É isso que faz do livro um dos mais fascinantes ao ler páginas e mais páginas de um artista pop se desnudando ao próprio público como se ele tivesse o dever de fazer isso - resposta: não tem, mas ele quis mesmo assim.

É essa sinceridade que lemos quando ele aborda o sério problema com drogas, levado a todos os limites plea falta de confiança na vida pessoal. Por trás da persona Elton John, dos modelitos extravagantes e da fama crescente ao longo de toda década de 1970, havia o menino Reg Dwight: assustado e com medo daquilo ser apenas um longo sonho no pequeno quarto em Pinner, no subúrbio de Londres.

O que também podemos aprender sobre Elton John é ele ser um baita de um fofoqueiro, debochado, irônico e cheio de energia para contar as próprias histórias. De momentos hilariantes com astros e estrelas do pop até os mais tensos, ele solta a mão e conta praticamente tudo - do vício em música, em compras, em fotografia, em obras de arte, cocaína, álcool e muitos outros, passando por ótimos e péssimos momentos na vida pessoal e na indústria da música.

"Eu, Elton John" é altamente recomendável para quem deseja saber um pouco mais sobre um dos grandes astros do nosso tempo e se conectar com ele em várias histórias. Ao final da leitura, você terá a sensação de ter ganhado um amigo.

Avaliação: ótimo

Comentários