Resenha: Aos Prantos no Mercado, de Michelle Zauner

Michelle Zauner lidera o grupo Japanese Breakfast desde 2013, mas, mal sabia ela, que a banda e qualquer aspiração musical ficaria de lado ao descobrir o câncer em estágio bastante avançado da própria mãe. Em meio a isso, ela começou a se questionar sobre as próprias origens, sendo filha de coreana com um americano, e como seria possível absorver o impacto da falta da pessoa que mais a amou profunda e verdadeiramente.

"Aos Prantos no Mercado", lançado no Brasil pela Fósforo Editora no final ano no passado, nasceu como um ensaio para revista The New Yorker, quando Zauner revelou chorar toda vez que entrava no H Mart, uma rede de mercados especializada em produtos coreanos. Era lá que toda vez a falta da mãe vinha da maneira mais sincera e profunda ao lembrar dos momentos juntas.

Veja também:
Resenha: Eu, Elton John, de Elton John
Resenha: Raul Seixas - Não diga que a canção está perdida, de Jotabê Medeiros
Resenha: I'm Your Man - A Vida de Leonard Cohen, de Sylvie Simmons
Resenha: John Lennon, Yoko Ono e Eu, de Jonathan Cott
Resenha: Nem Vem que Não Tem - A Vida e o Veneno de Wilson Simonal, de Ricardo Alexandre
Resenha: Manson – A Biografia, por Jeff Guinn

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O livro se aprofunda mais e podemos conhecer um pouco mais da história dos pais da autora, que se conheceram por acaso, na Coreia do Sul e se apaixonaram. Casados, mudaram-se para Eugene, no Oregon, com a pequena Michelle, de apenas um ano e nascida em Seul, lugar em que voltava "verão sim, verão não" acompanhada apenas pela mãe para visitar a vó, as tias e um primo.

Zauner tem uma escrita fácil de ler e consegue colocar o leitor dentro dos acontecimentos, como se estivesse contando a história para um bando de amigos íntimos. Podemos entender como ser mestiça era um problema para ela nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, quando era deslocada por ser coreana e deslocada por ser americana, respectivamente. Essa confusão gerou uma adolescente revoltada, com um início de fase adulta não muito fácil para todo mundo.

O livro também traz a relação profunda com a culinária coreana, em que ela descreve os pratos que comia com a mãe com exatidão e sentimento, e como ela era cuidada sem saber que era a maneira dela dizer "eu te amo". Foi esse profundo e escondido amor pela que a fez abandonar tudo para cuidar dela, nos últimos meses de vida, precisando lidar com a pouca intimidade que tinha com o próprio pai, o sofrimento em ver mãe definhando aos poucos e o arrependimento de decisões impulsivas e brigas com ela ao longo da vida.

Um relato profundamente triste e doloroso sobre como uma perda mexe com todos nós, sendo impossível não se perguntar ao final da leitura: afinal, somos apenas vasos com buracos impreenchíveis? "Aos Prantos no Mercado" não é uma leitura fácil por tocar justamente onde evitamos mexer, naqueles sentimentos mais profundos sobre aqueles que perdemos no caminho e nunca tivemos a chance, ou coragem, de falar uma palavra de amor ou carinho ao longo dos anos.

Michelle Zauner não sabia, mas acabou fazendo do primeiro livro da carreira literária uma dessas coisas inesquecíveis, que muda vidas para sempre.

Avaliação: excelente

Comentários