Resenha: Yeah Yeah Yeahs - Cool It Down

Se você tem entre 34 e 45 anos e viveu os primeiros momentos da cena de Nova York do ressurgimento do pós-punk, uma das melhores bandas daquela época é o Yeah Yeah Yeahs liderado pela competente e ótima cantora Karen O. Diferentemente de alguns dos contemporâneos, a banda parou um tempo e ela partiu para fazer outras coisas - de moda até trabalhos solo e colaborativos.

Com o último disco lançado em 2013, chamado "Mosquito", a esperança de um retorno era praticamente nula. Era. Eles voltaram aos poucos até confirmar "Cool It Down" como título do novo álbum de estúdio, o primeiro em nove anos - uma eternidade para qualquer um minimamente saudosista. E uma das coisas que aprendi ao longo dos anos: é impossível não gostar do Yeah Yeah Yeahs.

Veja também:
Resenha: Pixies - Doggerel
Duas resenhas: Alex G e Key
Resenha: Vieux Farka Touré e Khruangbin - Ali
Resenha: The Mars Volta - The Mars Volta
Resenha: Suede - Autofiction
Resenha: Built to Spill - When the Wind Forgets Your Name

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

A etérea "Spitting Off the Edge of the World" abre o álbum e mostra um trio mais afinado do que nunca e, com colaboração de Perfume Genius, já mostra todo potencial dessa faixa e desse trabalho, confirmado em "Lovebomb" - essa com o uso dos elementos eletrônicos para criar um clima lento e cheio de tensão.

"Wolf", terceira faixa do trabalho, já nasce clássica pelo estilo pop eletrônico bem moderno. E a dançante "Fleez" traz o velho Yeah Yeah Yeahs ao baile, mas é em "Burning" que eles atingem o auge na melhor canção do trabalho. Cheia de nuances e com uma das melhores gravações de Karen O, a música é dessas para marcar o retorno aos palcos e aos estúdios.

Depois da experimental "Blacktop", vem outra ótima: "Different Today" é uma canção pop ao melhor estilo deles - uma ótima notícia - e de ótimo refrão. A capacidade espantosa de aliar elementos e pequenas nuances é a prova definitiva do talento de uma das melhores bandas daquela geração do início dos anos 2000. O trabalho encerra com a bonita "Mars", mais um poema do que uma música.

O retorno do Yeah Yeah Yeahs após quase uma década traz uma banda inspirada e faz de "Cool It Down" um dos melhores álbuns da discografia. Com um trio mais afiado do que nunca, o trabalho alia pop, experimental e eletrônico para criar uma simbiose musical muito bem feita.

Tracklist:

1 - "Spitting Off the Edge of the World" (feat. Perfume Genius)
2 - "Lovebomb"
3 - "Wolf"
4 - "Fleez"
5 - "Burning"
6 - "Blacktop"
7 - "Different Today"
8 - "Mars"

Avaliação: ótimo

Comentários