Resenha: King Gizzard & the Lizard Wizard - Ice, Death, Planets, Lungs, Mushrooms and Lava

O King Gizzard & the Lizard Wizard é a melhor banda do mundo dos últimos anos e tem feito ótimos trabalhos em estúdio e em gravações ao vivo. Para 2022, a banda lançou um dos projetos mais ousados da carreira: lançar três álbuns em 15 dias. O primeiro deles, chamado "Ice, Death, Planets, Lungs, Mushrooms and Lava", foi lançado na última sexta-feira (7).

Eles abrem o álbum flertando com o reggae na suave e tranquila "Mycelium", música ideal para criar qualquer clima, se é que você me entende. A banda retorna aos trabalhos anteriores na animada "Ice V" e seus mais de dez minutos de duração, confirmando a sensação de o trabalho ser uma imensa jam entre os integrantes - fui ler uma entrevista depois e o vocalista Stu Mackenzie fala sobre esse ser o trabalho mais colaborativo da história deles.

Veja também:
Resenha: Yeah Yeah Yeahs - Cool It Down
Resenha: Pixies - Doggerel
Duas resenhas: Alex G e Key
Resenha: Vieux Farka Touré e Khruangbin - Ali
Resenha: The Mars Volta - The Mars Volta
Resenha: Suede - Autofiction

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Essa sensação continua em "Magma" e "Lava", em que eles se deixam levar pelo momento em duas canções que facilmente poderiam ser uma de quase 15 minutos de duração. Só que eles ousam ainda mais ao fazer uma espécie de jazz psicodélico em "Hell's Itch". Com mais de 13 minutos de duração, a letra fala sobre... coceira, mas usa o assunto para falar de vida, morte, dor e prazer.

O ritmo funkeado de "Iron Lung" dá o tom dos momentos finais o trabalho, que encerra com a guitarra distorcida de "Gliese 710" ("Boil the water, bury the dead/ Destroy the planet, collapse the lungs/ Disintegrate the mushroom, join the volcano/ Be a cloud of gas upon the night sky").

O bom de gostar do King Gizzard & the Lizard Wizard é que a chance de decepção é muito, muito baixa. Em "Ice, Death, Planets, Lungs, Mushrooms and Lava", eles colocam o repertório em outro nível em momentos improvisados em um trabalho com mais de uma hora de duração. Cheia de nuances, gêneros e instrumentos diversos, a banda australiana virou algo impossível de definir. E isso é ótimo.

Tracklist:

1 - "Mycelium"
2 - "Ice V"
3 - "Magma"
4 - "Lava"
5 - "Hell's Itch"
6 - "Iron Lung"
7 - "Gliese 710"

Avaliação: ótimo

Comentários