Resenha: Pixies - Doggerel

O Pixies retornou aos palcos no final da primeira década dos anos 2000 para celebrar os primeiros trabalhos da carreira. O retorno foi tão positvo que a banda resolveu seguir e lançar novos álbuns, agora sem a baixista Kim Deal. Disponibilizado na última sexta-feira (30), "Doggerel" é o quarto trabalho dessa volta e já é o mesmo número de discos com a formação original.

"Nomatterday" abre o trabalho em uma canção bem Pixies: uma boa letra, o vocal de apoio e o baixo de Paz Lenchantin bem presentes e Black Francis conduzindo tudo isso muito bem. Quando surge "Vault of Heaven", é possível compreender melhor essa fase do grupo, mais madura e um ou dois tons abaixo dos primeiros trabalhos - sim, eles estão envelhecendo.

Veja também:
Duas resenhas: Alex G e Key
Resenha: Vieux Farka Touré e Khruangbin - Ali
Resenha: The Mars Volta - The Mars Volta
Resenha: Suede - Autofiction
Resenha: Built to Spill - When the Wind Forgets Your Name
Resenha: Ozzy Osbourne - Patient Number 9

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Terceira canção do trabalho, "Dregs of the Wine" cresce até explodir no refrão cheio de guitarras e bem melódico, enquanto "Haunted House", "Get Simulated" e diminuem o ritmo "The Lord Has Come Back Today" mantendo as melodias em evidência, um talento de Francis nas composições desde sempre, "Thunder and Lightning" e "There's a Moon On" surgem como as duas melhores do álbum - a primeira é uma letra fácil e simples, a segunda traz a guitarra afiada de Joey Santiago.

O solo de guitarra em "Pagan Man" lembra, por alguns instantes, o velho Pixies. E se "Who's More Sorry Now?" traz uma reflexão em formato quase acústico, "You're Such a Sadducee" funciona muito bem por, de novo, trazer o velho estilo à baila novamente e encerra muito bem com a faixa-título.

Doggerel é o nome do formato poético irregular e cheio de rimas, feito geralmente para efeito cômico. O novo álbum do Pixies não é engraçado, mas esse formato cheio de idas e vindas e espaço para experimentar funciona muito bem, ainda mais aliado com o velho estilo do grupo. Dentre os novos discos lançados desde o retorno, certamente é o melhor, mais entrosado e com a formação mais estabelecida. É bom ouvir o Pixies acertar após tanto tempo.

Tracklist:

1 - "Nomatterday"
2 - "Vault of Heaven"
3 - "Dregs of the Wine"
4 - "Haunted House"
5 - "Get Simulated"
6 - "The Lord Has Come Back Today"
7 - "Thunder and Lightning"
8 - "There's a Moon On"
9 - "Pagan Man"
10 - "Who's More Sorry Now?"
11 - "You're Such a Sadducee"
12 - "Doggerel"

Avaliação: muito bom

Comentários