Resenha: The Mars Volta - The Mars Volta

O Mars Volta é uma banda estranha porque nem mesmo os fãs sabem ao certo quando eles estão em atividade ou quando estão parados. Aparentemente, até o momento do fechamento desse texto, eles estão ativos. E com disco novo na praça, que, pela primeira vez na carreira, simplesmente leva o nome do grupo.

Agora capitaneados pela dupla Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala, o Mars Volta está muito diferente do habiltual. Saem as guitarras experimentais, progressivas, alucinógenas e outras coisas por alguns momentos para uma pegada mais caribenha logo na faixa de abertura chamada "Blacklight Shine".

Veja também:
Resenha: Suede - Autofiction
Resenha: Built to Spill - When the Wind Forgets Your Name
Resenha: Ozzy Osbourne - Patient Number 9
Resenha: Afghan Whigs - How Do You Burn?
Resenha: Hot Chip - Freakout/Release
Resenha: Fito Páez - The Golden Light

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Em "Graveyard Love", vemos uma banda brincando mais com elementos eletrônicos, toada seguida em "Shore Story". Mas é possível ouvir um ensaio do retorno às origens da banda em "Blank Condolences" com a guitarra ditando o ritmo com riffs soando quase improvisados na hora da gravação e na etérea "Vigil". O retorno aos ritmos caribenhos acontece em "Qué Dios Te Maldiga Mí Corazón" e funciona quase como encerramento da primeira parte.

Já a segunda começa nas baladas "Cerulea" e "Palm Full of Crux", e parte para algo mais experimental em "Flash Burns from Flashbacks", mas é na animada "No Case Gain" que o álbum ganha um pouco mais de fôlego até cair na interessante "Tourmaline". O disco encerra com "Equus 3", "Collapsible Shoulders" e a boa "The Requisition".

O disco de retorno do Mars Volta é marcado pela irregularidade e mostra uma banda um tanto perdida. Além disso, o número de canções só atrapalha, resultando mais em uma coleção de canções gravadas a esmo do que propriamente um álbum com qualquer tipo de coesão.

Tracklist:

1 - "Blacklight Shine"
2 - "Graveyard Love"
3 - "Shore Story"
4 - "Blank Condolences"
5 - "Vigil"
6 - "Qué Dios Te Maldiga Mí Corazón"
7 - "Cerulea"
8 - "Flash Burns from Flashbacks"
9 - "Palm Full of Crux"
10 - "No Case Gain"
11 - "Tourmaline"
12 - "Equus 3"
13 - "Collapsible Shoulders"
14 - "The Requisition"

Avaliação: regular

Comentários