Resenha: Vieux Farka Touré e Khruangbin - Ali

Desencorajado pelo pai a entrar na música, Vieux Farka Touré não obedeceu e correu atrás do próprio sonho ao lançar o primeiro álbum de estúdio em 2007. Desde então, ele é um dos músicos mais conhecidos do Mali ao apresentar-se em vários festivais pelo mundo. Por essas credenciais, uma parceria com a Khruangbin, banda texana influenciada pela música afegã e pela psicodelia, seria natural. E acabou saindo.

"Ali", lançado na última sexta-feira (24), é um trabalho em homenagem ao pai de Vieux, o músico Ali Farka Touré. Mundialmente conhecido, Touré pai foi o primeiro a misturar ritmos locais do Mali com o blues americano, sendo um dos pioneiros no hoje conhecido como blues do deserto e considerado um dos melhores guitarristas de todos os tempos.

Veja também:
Resenha: The Mars Volta - The Mars Volta
Resenha: Suede - Autofiction
Resenha: Built to Spill - When the Wind Forgets Your Name
Resenha: Ozzy Osbourne - Patient Number 9
Resenha: Afghan Whigs - How Do You Burn?
Resenha: Hot Chip - Freakout/Release

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Não dá para dizer que é uma junção dos artistas no começo, quando o Khruangbin funciona mais como banda de apoio. Isso é mostrado em "Savanne", com Touré filho ditando o ritmo com a guitarra bem reconhecível em um andamento bem simples, confirmado em "Lobbo", quando o vocal de apoio é aquela peça que faltava para incrementar mais a música.

O talento do músico malinês na guitarra fica claro em "Diarabi", quando ele parece encontrar notas que não existem. Com ajuda do arranjo para criar o clima, surge uma das melhores músicas do trabalho. E o nível não diminui nas ótimas "Tongo Barra", "Tamalla" e "Mahine Me".

Outra canção excelente é a balada "Ali Hala Abada", essa com a mão do Khruangbin aparecendo um pouco mais para trazer o clima psicodélico misturado com o blues do deserto. É uma junção imbatível, ainda mais com tantos artistas talentosos envolvidos. O álbum termina com "Alakarra", essa mais Khruangbin do que todas as outras.

De início, Touré filho domina as ações com o Khruangbin dando apoio, mas, aos poucos, a parceria vai criando mais corpo e o álbum vai ficando cada vez melhor. O resultado é um trabalho sensacional feito por músicos incríveis e de nível altíssimo. Tomara que seja o primeiro de muitos.

Tracklist:

1 - "Savanne"
2 - "Lobbo"
3 - "Diarabi"
4 - "Tongo Barra"
5 - "Tamalla"
6 - "Mahine Me"
7 - "Ali Hala Abada"
8 - "Alakarra"

Avaliação: ótimo

Comentários