Resenha: Built to Spill - When the Wind Forgets Your Name

O Built to Spill é uma dessas bandas megatalentosas que, por algum motivo, ficou anos em uma grande gravadora e nunca conseguiu subir de patamar no quesito aumento de público. Com o passar dos anos, principalmente após o encerramento do contrato, Doug Martsch assumiu o barco de vez e carrega do legado da banda nas apresentações pelo mundo.

Depois do surpreendentemente bom "Built to Spill Plays the Songs of Daniel Johnston", de 2020, o grupo retorna com o primeiro disco de inéditas em sete anos. "Gonna Lose" abre o trabalho recheado de guitarras e ajuda a dar o tom do álbum, o cruzamento de Daniel Johnston com Neil Young.

Veja também:
Resenha: Ozzy Osbourne - Patient Number 9
Resenha: Afghan Whigs - How Do You Burn?
Resenha: Hot Chip - Freakout/Release
Resenha: Fito Páez - The Golden Light
Resenha: Muse - Will of the People
Resenha: Maglore - V

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Um dos trunfos é a riqueza melódica de canções como "Fool’s Gold", mas é em "Understood" que a banda mostra todo potencial em uma canção muito acima da média. Na sequência, vem a etérea "Elements", a balada indie "Rocksteady" e o potencial hit "Spiderweb" - de andamento e refrão simples, a faixa é um colosso para grudar na cabeça.

Outro potencial hit é "Never Alright". De começo empolgante, a faixa tem na letra um elemento importante para manter o ouvinte atento, enquanto a parte instrumental soa quase como algo improvisado em estúdio. E tudo isso funciona bem. O álbum caminha para o final com a melancólica "Alright" ("Now you can see I've got nothing to hide/ Isn't it strange we're still strangers inside?/ We can't do what we want, so we do what we can/ Fuck all those people who don't understand") e "Comes a Day", sobre como a vida é feita de altos e baixos.

"When the Wind Forgets Your Name", disco com músicas longas, recoloca atenção no Built to Spill, uma banda cheia de boas canções e de discografia bem sólida. O novo álbum mostra todo esse potencial e ajuda a reafirmar como eles são bons e mereciam mais.

Tracklist:

1 - "Gonna Lose"
2 - "Fool’s Gold"
3 - "Understood"
4 - "Elements"
5 - "Rocksteady"
6 - "Spiderweb"
7 - "Never Alright"
8 - "Alright"
9 - "Comes a Day"

Avaliação: muito bom

Comentários