Resenha: Afghan Whigs - How Do You Burn?

Uma coisa que o Afghan Whigs não tem é pressa em lançar um álbum com músicas inéditas. Só em fevereiro desse ano saiu o primeiro single do grupo em cinco anos e veio o anúncio: um novo disco estava a caminho. Nesse período, Greg Dulli, principal compositor, viu as mortes do guitarrista Dave Rosser, integrante do grupo desde 2011, e do melhor amigo Mark Lanegan no começo desse ano. Mas era hora de seguir.

Lançado na última sexta-feira (9), "How Do You Burn?" traz o Afghan Whigs em ótima forma. Recheada de guitarras e bem pesada, "I'll Make You See God" abre o trabalho para mostrar toda potência em quase cinco minutos de música. A seguinte é a linda balada "The Getaway", que conta com uma das últimas gravações de Lanegan. Melancólica do início ao fim, é uma bonita homenagem a um dos melhores compositores dos últimos 40 anos.

Veja também:
Resenha: Hot Chip - Freakout/Release
Resenha: Fito Páez - The Golden Light
Resenha: Muse - Will of the People
Resenha: Maglore - V
Resenha: Osees - A Foul Form
Resenha: Panda Bear e Sonic Boom - Reset

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

A sequência com "Catch a Colt" e "Jyja" apresenta uma temática pesada sobre perdas, problemas e uma pessoa completamente sem direção. Ambas partem para um lado mais experimental e cheio de elementos - ouvir em um serviço de streaming de qualidade ajuda muito a ter a profundidade necessária para entender as motivações dessa parte do álbum.

"Please, Baby, Please" chega para mostrar quão melancólico Dulli pode ser na interpretação de uma música e ajuda a aquecer para uma das melhores músicas do trabalho: "A Line of Shots" apresenta a guitarra cheia de efeitos com um vocal no limite de ser gritado em um momento de puro desabafo.

A parte final traz as participações de Marcy Mays na balada "Domino and Jimmy", essa com um arranjo muito bonito e profundo, e de Van Hunt em "Take Me There", essa de andamento mais eletrônico. A outra música do álbum para prestar atenção é "Concealer". Simples, de início no violão, vai ganhando corpo e forma em um som mais experimental. "In Flames" fecha o trabalho com uma letra que termina catártica e amarra toda temática do disco.

"How Do You Burn?" traz o Afghan Whigs com letras ótimas em arranjos também acima da média. Ao passar dos anos, Greg Dulli amadureceu o repertório e, ao lado de um Afghan Whigs renovado, coloca novas músicas em uma discografia já incrível. Sorte a nossa.

Tracklist:

1 - "I'll Make You See God"
2 - "The Getaway"
3 - "Catch a Colt"
4 - "Jyja"
5 - "Please, Baby, Please"
6 - "A Line of Shots"
7 - "Domino and Jimmy"
8 - "Take Me There"
9 - "Concealer"
10 - "In Flames"

Avaliação: ótimo

Comentários