Resenha: Drive-By Truckers - Welcome 2 Club XIII

Entre as várias bandas que abordaram os primeiros dias da pandemia de COVID-19 em um disco, o Drive-By Truckers foi o primeiro em "The New OK", lançado ainda em 2020. Inspirados pelas notícias em uma fusão de country, gospel, Wilco e Neil Young, o trabalho foi um dos melhores daquele ano.

Dois anos depois, com a pandemia ainda por aí, mas todo mundo um tanto mais sábio sobre o assunto, eles retornam com "Welcome 2 Club XIII", 14º álbum da carreira. Diferentemente dos anteriores, Patterson Hood e Mike Cooley partem para um repertório mais pessoal — o nome é uma homenagem ao local do primeiro show deles como banda.

Veja também:
Resenha: Angel Olsen - Big Time
Resenha: Fontaines D.C. - Skinty Fia
Resenha: Wilco - Cruel Country
Resenha: Liam Gallagher - C'mon You Know
Duas resenhas: Florence + The Machine e Kevin Morby
Resenha: Mavis Staples e Levon Helm - Carry Me Home

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O disco abre com "The Driver", um country à Neil Young sobre os primeiros dias na estrada e o sempre perigo eminente de morte pela estafa de andar em estradas pequenas sempre no limite para chegar no local do show seguinte. A dupla parte para canções mais experimentais ("Maria's Awful Disclosures") até um country mais simples ("Shake and Pine") e passando por crônicas ("We will never wake you in the morning").

A faixa-título traz o Drive-By Truckers em uma canção divertida e bem diferente do repertório dos últimos trabalhos, uma mostra de como eles também conseguem contar histórias divertidas sobre a vida na estrada. E com essa, a segunda metade ganha um tom acima, nos arranjos e nas letras, para colocar o pessoal para dançar, lembrando o bluegrass em alguns pontos.

O trabalho retorna com um pouco mais de peso nos instrumentos e na melancolia em "Every Single Storied Flameout" e termina com as reflexivas "Billy Ringo in the Dark" e "Wilder Days".

"Welcome 2 Club XIII" está longe de ser o melhor trabalho do Drive-By Truckers. Menos pegado e mais autobiográfico, falta força, mas é bom saber que eles também estão interessados em contar um pouco da própria história, principalmente na segunda metade do trabalho.

Tracklist:

1 - "The Driver"
2 - "Maria's Awful Disclosures"
3 - "Shake and Pine"
4 - "We will never wake you in the morning"
5 - "Welcome 2 Club XVIII"
6 - "Forged in Hell and Heaven Sent"
7 - "Every Single Storied Flameout"
8 - "Billy Ringo in the Dark"
9 - "Wilder Days"

Avaliação: bom

Comentários