Resenha: Vieux Farka Touré - Les Racines

O Mali é um dos melhores países quando o assunto é música. O país localizado na África Ocidental produz músicos de qualidade invejável e, graças às conexões com a França, consegue colocar todo esse talento para jogo em festivais pela Europa ao longo de todo ano. Alguns desses personagens vêm de uma família de longa tradição, caso de Vieux Farka Touré.

Filho de Ali Farka Touré, músico de renome no país e conhecido internacionalmente pelos trabalhos com Taj Mahal e Ry Cooder, Vieux quase não entrou na música. Ele foi desencorajado pelo pai a ser músico, mas não teve jeito: filho de peixe, peixinho é. Ao se matricular escondido em uma escola de música, ele não parou mais e, descoberto em 2005, conseguiu um contrato para lançar o primeiro álbum. Mas, antes de entrar em estúdio, precisou pedir autorização ao pai e aos anciãos da aldeia onde morava para gravar. Deu tudo certo e ele não parou mais.

Veja também:
Resenha: Drive-By Truckers - Welcome 2 Club XIII
Resenha: Angel Olsen - Big Time
Resenha: Fontaines D.C. - Skinty Fia
Resenha: Wilco - Cruel Country
Resenha: Liam Gallagher - C'mon You Know
Duas resenhas: Florence + The Machine e Kevin Morby

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Recentemente, ele lançou "Les Racines", oitavo disco de estúdio da carreira. Após passar alguns anos experimentando e trabalhando com outros artistas, ele faz do novo trabalho um retorno às raízes, uma reafirmação da música dos primórdios da carreira e da enorme gama de influência que o fez alcançar o sucesso mundial.

O trabalho começa com "Gabou Ni Tie" e vai avançando cada vez mais no blues do deserto com o uso da percussão, a guitarra soando como algo improvisado e o uso de instrumentos para preencher os espaços. É importante perceber como a música feita por Vieux Farka Touré não deixa sobras. É tudo bem colocado para o ouvinte prestar atenção em tudo.

Além da faixa-título, é possível destacar "Be Together", "Adou", "Flany Konare", "Lahidou" e "Ndjehene Direne". Essas canções exploram o que existe de melhor do talento do guitarrista em construir ótimas canções de uma riqueza musical absurda com recados claros para quem quiser entendê-los.

Com influências do passado e do presente, "Les Racines" é o álbum feito por Touré para ser ouvido por todo Mali — das classes mais ricas aos mais pobres. Propondo união entre essas pessoas, divididas em guerras internas, fome e outros problemas que assolam o país, ele busca, com música de altíssima qualidade, fazer do país um lugar melhor.

Tracklist:

1 - "Gabou Ni Tie"
2 - "Ngala Kaourene"
3 - "Les Racines"
4 - "Be Together"
5 - "Tinnondirene"
6 - "Adou"
7 - "L‘Âme"
8 - "Flany Konare"
9 - "Lahidou"
10 - "Ndjehene Direne"

Avaliação: ótimo

Comentários