Resenha: Beabadoobee - Beatopia

Nome do projeto musical de Beatrice Laus, Beabadoobee conseguiu se consolidar em um cenário musical muito prejudicado pela pandemia e "Fake It Flowers" entrou em várias listas de melhores discos do ano, mostrando todo potencial dessa artista de 22 anos. Sem perder tempo, ela lançou "Beatopia" pouco mais de um ano depois.

E uma dessas coisas muito boas e que quase não acontece, ela conseguiu fazer um trabalho ainda melhor do que o primeiro. Partindo de fazer de "Beatopia" uma imensa sessão de terapia, quando os assuntos da estreia são encarados e finalmente deixados para trás, a cantora apresenta composições de teor pop e de fácil aceitação.

Veja também:
Duas resenhas: J-Hope e ITZY
Resenha: Interpol - The Other Side of Make-Believe
Duas resenhas: Guided by Voices e Willie Nelson
Resenha: Neil Young with Crazy Horse - Toast
Resenha: Porcupine Tree - Closure/Continuation
Resenha: Nick Cave - Seven Psalms

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

A abertura com a experimental "Beatopia Cultsong" pode assustar um pouco, mas "10:36" apresenta ao mundo todo potencial musical de um talento bruto pronto para virar um diamante. Inspirada nos melhores momentos de Nelly Furtado e Corinne Bailey Rae com pitadas de Norah Jones, "Sunny Day" tem enorme potencial para fazer sucesso. É dessas canções pop de altíssimo nível, assim como a também ótima "See You Soon". Ela também se inspirou em Paul Simon para escrever a bonita balada no violão "Ripples", essa sobre crescimento pessoal e solidão nas turnês, e na bossa nova para explorar a própria voz em "The Perfect Pair". E "Broken CD" encerra a primeira parte do trabalho com outra canção de arranjo bem leve.

Já a segunda começa com a agitada "Talk", mas logo retorna com uma canção que não precisa de muita explicação: "Lovesong". Outra ótima faixa do trabalho é "Pictures of Us", essa com letra sobre como é muitas vezes difícil estar alinhado em vários aspectos com a pessoa que você gosta. E "Fairy Song" traz a cantora falando em focar na melhora da própria vida ao invés de ficar se martirizando pelos próprios erros.

O disco ainda traz a ótima e simples "Don't Get the Deal", a balada dançante "Tinkerbell Is Overrated" e encerra com a bonitinha e esperançosa "You're Here That's the Thing", inspirada em "You’ve Got a Friend in Me", de Randy Newman, com uma pitada do estilo de Norah Jones.

Com colaboração da cantora PinkPantheress, de Matty Healy e George Daniel do 1975, Cavetown e de Jack Steadman do Bombay Bicycle Club, Beabadoobee entre um álbum delicioso de ouvir do início ao fim. Recheado de boas baladas com um ou outro momento mais forte, ela encontra a própria voz em canções maduras, de teor pop e ótimas para ouvir em qualquer lugar. Se alguém falar que a música pop atual é ruim, mostre esse disco.

Tracklist:

1 - "Beatopia Cultsong"
2 - "10:36"
3 - "Sunny Day"
4 - "See You Soon"
5 - "Ripples"
6 - "The Perfect Pair"
7 - "Broken CD"
8 - "Talk"
9 - "Lovesong"
10 - "Pictures of Us"
11 - "Fairy Song"
12 - "Don't Get the Deal"
13 - "Tinkerbell Is Overrated"
14 - "You're Here That's the Thing"

Avaliação: ótimo

Comentários