Resenha: Wilco - Cruel Country

Por muitos anos, o Wilco era chamada pelos críticos de banda country, tanto pelas referências quanto pelo estilo. Eles negavam isso com força até recentemente, quando finalmente admitiram que, sim, a influência do gênero foi fundamental na construção da identidade e de várias canções. Para celebrar tudo isso, a banda anunciou "Cruel Country", um álbum duplo recheado de música country para dar e vender.

Ao longo de quase uma hora e vinte minutos de trabalho, as composições de Jeff Tweedy abordam os Estados Unidos como qualquer outro país: ótimo em várias coisas e péssimo em outras, mas é onde ele nasceu e segue morando após todos esses anos. Abordar esses problemas não é fácil, claro, afinal muitas vezes é difícil encarar a realidade. O Wilco faz isso com a destreza que só a experiência de quase 30 anos do lançamento do primeiro disco consegue fazer.

Veja também:
Resenha: Liam Gallagher - C'mon You Know
Duas resenhas: Florence + The Machine e Kevin Morby
Resenha: Mavis Staples e Levon Helm - Carry Me Home
Resenha: Harry Styles - Harry's House
Resenha: The Smile - A Light for Attracting Attention
Resenha: Black Keys - Dropout Boogie  

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

As canções do primeiro disco colocam o ouvinte nesse clima, com destaque para a faixa-título, "Tonight's the Day" ("Between happy/ And sad/ And true/ Between good and bad/ There's always you"), "All Across the World" e "Tired of Taking It Out on You". Disso, a banda parte para um lado um tanto mais melancólico na segunda parte, como na triste "Many Worlds" e sua uma longa e comovente parte instrumental.

O trabalho segue com a animada de letra triste "Hearts Hard to Find", "Story to Tell" ("Once I looked you in thе eye/ And I told you lies/ How I wish I could have treated you well/ I wish I had more than a story to tell"), "A Lifetime to Find" e "Country Song Upside Down", as melhores da continuação de "Cruel Country".

Discos duplos têm seu valor, mas muito são apenas um grande acumulado de canções presentes para fazer um trabalho enorme. Não é o caso aqui. Cada canção preenche um espaço e ajuda a contar a história dos Estados Unidos e do country, trazendo um Wilco bem inspirado como há muito não se ouvia. "Cruel Country" vai embalar muitas coisas — espero que boas — por aí.

Tracklist:

Disco 1

1 - "I Am My Mother"
2 - "Cruel Country"
3 - "Hints"
4 - "Ambulance"
5 - "The Empty Condor"
6 - "Tonight's the Day"
7 - "All Across the World"
8 - "Darkness Is Cheap"
9 - "Bird Without a Tail / Base of My Skull"
10 - "Tired of Taking It Out on You"
11 - "The Universe"

Disco 2

1 - "Many Worlds"
2 - "Hearts Hard to Find"
3 - "Falling Apart (Right Now)"
4 - "Please Be Wrong"
5 - "Story to Tell"
6 - "A Lifetime to Find"
7 - "Country Song Upside Down"
8 - "Mystery Binds"
9 - "Sad Kind of Way"
10 - "The Plains"

Avaliação: muito bom

Comentários