Resenha: Fontaines D.C. - Skinty Fia

O lançamento do primeiro álbum fez dos irlandeses do Fontaines D.C. uma dessas bandas para ficar de olho. O segundo os colocou como uma das melhores revelações dos últimos anos, consolidados em um cenário musical pandêmico e sem perspectiva de shows — até agora. No embalo de dois sucessos, eles já partiram para um novo trabalho de estúdio, "Skinty Fia", lançado em abril.

O sucesso fez o grupo um novo símbolo da música irlandesa e os integrantes perceberam que, após os anos das crises e dos conflitos internos contra o Reino Unido, eles ainda são vistos como cidadãos de segunda classe por muita gente e pelo governo. A abertura do disco, "In ár gCroíthe go deo", vem de uma homenagem em irlandês proibida pelo governo inglês no túmulo de uma irlandesa na Inglaterra em pleno 2020.

Veja também:
Resenha: Wilco - Cruel Country
Resenha: Liam Gallagher - C'mon You Know
Duas resenhas: Florence + The Machine e Kevin Morby
Resenha: Mavis Staples e Levon Helm - Carry Me Home
Resenha: Harry Styles - Harry's House
Resenha: The Smile - A Light for Attracting Attention

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Foi com esse sentimento que o disco foi feito, em como eles se sentem estrangeiros no país vizinho. O nome do álbum vem de uma expressão irlandesa que, traduzida, tem o longo significado de a ideia de ser um irlandês no exterior é assustadora, quase como uma maldição. Também é por esse motivo da temática pesada do trabalho, de arranjos e letras cheios de tristeza e de elementos que colocam o ouvinte dentro dessa situação.

As letras passam pelo questionamento da fama ("Big Shot"), como é possível amar alguém que te destrói emocionalmente ("How Cold Love Is"), o ódio gratuito por outra pessoa ("Jackie Down the Line"), quando a rotina faz você perder coisas importantes ("Bloomsday"), mas ainda encontra pessoas do seu país de origem para criar uma comunidade unida longe de casa ("Roman Holiday"), as diferenças entre o amor dos jovens de hoje com o amor dos jovens do passado ("The Couple Across the Way"), uma carta à Irlanda ("I Love You") e compromisso ("Nabokov"), em uma homenagem a um dos melhores escritores de todos os tempos.

De revelação, o Fontaines D.C. passou para certeza com três ótimos discos. O sombrio "Skinty Fia" traz uma banda com letras mais pesadas em canções cheias de guitarras, elementos eletrônicos e mãos pesadas na bateria e no baixo em um álbum adulto, acima da média e muito sobre eles mesmos, a relação com a fama e como é ser estrangeiro nesse mundo imenso. Definitivamente, o Fontaines D.C. é uma certeza. Agora é esperar pelo show no Brasil.

Tracklist:

1 - "In ár gCroíthe go deo"
2 - "Big Shot"
3 - "How Cold Love Is"
4 - "Jackie Down the Line"
5 - "Bloomsday"
6 - "Roman Holiday"
7 - "The Couple Across the Way"
8 - "Skinty Fia"
9 - "I Love You"
10 - "Nabokov"

Avaliação: ótimo

Comentários