Resenha: Nicholas Britell - trilha sonora de Não Olhe Para Cima


Nicholas Britell é um dos compositores da nova geração que chegou com tudo. Em seis edições mais recentes do Oscar, ele já foi indicado três vezes por "Moonlight — Sob a Luz do Luar", "Se a Rua Beale Falasse" e a mais recente é "Não Olhe Para Cima", novo filme de Adam McKay, com quem trabalha pela terceira vez — "A Grande Aposta" e "Vice" foram os outros dois.

Uma das habilidades de Britell é conseguir traduzir em música o que acontece na tela, colocando a trilha sonora como um importante complemento das atuações. Os momentos dramáticos de "Se a Rua Beale Falasse" ganham muito com a trilha dele, que acabou perdendo o Oscar em 2019 para Ludwig Goransson por "Pantera Negra".

Veja também:
Resenha: Ghost - Impera
Duas resenhas: Guided By Voices e Superchunk
Resenha: Fito Páez - Futurología Arlt
Resenha: Alberto Iglesias - trilha sonora de Madres Paralelas
Resenha: Hans Zimmer - trilha sonora de Duna
Resenha: Big Thief - Dragon New Warm Mountain I Believe in You

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Em "Não Olhe Para Cima", o trabalho não é muito diferente. O disco começa com o réquiem do fim dos tempos, "Just Look Up", faixa de Ariana Grande com o rapper Kid Cudi, apresentada nos momentos finais do filme em um show beneficente. O trabalho de Britell começa para valer em "Discovery", ilustrando bem a descoberta do cometa destruidor da Terra pela cientista Kate Dibiasky.

O compositor britânico utiliza muito instrumentos bem comuns para alguns temas instrumentais, dando um ar bem clássico ao trabalho. Diferente de alguns indicados desta temporada de premiações, ele é o mais clássico nesse sentido — é possível imaginá-lo regendo a orquestra durante a gravação das músicas, por exemplo. Em outros momentos, ele experimenta um pouco mais, principalmente nas partes mais científicas e nos momentos mais irônicos. E ainda há espaço para bonitas baladas no piano.

Essas escolhas fazem bastante sentido musicalmente, já que ele precisa equilibrar tudo isso. Querendo ou não, é uma comédia com tons dramáticos e não dá para ser sério todo tempo ou engraçado. Ponto para Britell. O disco ainda encerra com uma canção de Bon Iver, um dos bons músicos surgidos na primeira década dos anos 2000.

Nicholas Britell é um compositor que ajuda muito o trabalho do diretor com temas instrumentais na medida certa. Na terceira parceria com o diretor Adam McKay, ele está cada vez mais maduro e pronto para conseguir mais e mais trabalhos em obras diferentes. E ele tem tudo para ser um dos melhores compositores desta geração.

Tracklist:

1 - "Just Look Up" (Ariana Grande & Kid Cudi)
2 - "Discovery"
3 - "Ephemeris"
4 - "On Hold"
5 - "The Call"
6 - "C-5 Galaxy"
7 - "Don't Look Up - Main Title Theme"
8 - "BASH Corporate Ident - 'Liif'"
9 - "Hyperobject Approaches"
10 - "My Boyfriend Broke Up With Me"
11 - "The Arrest"
12 - "It's A Strange Glorious World"
13 - "The Launch" 14 - "The BASH Presentation"
15 - "Kate Goes Home"
16 - "FEMA-BASH Commercial"
17 - "Arrival At The Hangar"
18 - "There Is A Comet"
19 - "The Comet Appears"
20 - "The Prayer For Stuff"
21 - "The BASH Launch"
22 - "Twenty-Four Drones Is Enough"
23 - "It All Comes Down To This"
24 - "Thanksgiving (Overture To Logic And Knowledge)"
25 - "The End?"
26 - "Memento Mori"
27 - "Don't Look Up - End Credits Suite"
28 - "Logic Waltz In B Major" (Bonus Track)
29 - "Don't Look Up - Main Title Suite" (Bonus Track)
30 - "Ode To Science" (Bonus Track)
31 - "Second Nature" (Bon Iver)

Avaliação: ótimo

Continue no blog:

Comentários