Resenha: Spoon - Lucifer on the Sofa


O Sppon foi uma das milhares de bandas atrapalhadas pela pandemia da COVID-19. O trabalho do sucessor de "Hot Thoughts", lançado em 2017, começou no ano seguinte e, quando estava perto de ser finalizado no início de 2020, precisou ser suspenso quando as restrições chegaram com tudo. Eles só puderam retornar em setembro, com a esperança de finalizar o disco e lançá-lo no segundo semestre. Mas nada disso aconteceu.

O trabalho retornou e muita coisa havia mudado. Britt Daniel, vocalista e principal compositor, escreveu uma nova leva de músicas e chegou a pegar o carro e dirigir até Los Angeles para trabalhar em novas demos com o guitarrista Alex Fischel. A volta em estúdio foi complicada, com eles indo e voltando toda hora de acordo com o aumento e diminuição do número de casos. No fim, os cinco anos até o lançamento de "Lucifer on the Sofa" é o maior período entre discos da banda.

Veja também:
Resenha: Fernando Catatau - Fernando Catatau
Resenha: Animal Collective - Time Skiffs
Duas resenhas: Kiefer Sutherland e St. Paul and the Broken Bones
Duas resenhas: Moon Byul e Aurora
Duas resenhas: John Mellencamp e John Mayall
Resenha: Miles Kane - Change the Show

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

A espera valeu muito a pena. O novo trabalho de estúdio traz um ar de sessão de estúdio em canções ótimas, condicionando o ouvinte a seguir com a audição assim que começa a ouvir. Os riffs são marcantes e bem grudentos, caso de "The Hardest Cut". E tem a deliciosa "The Devil & Mister Jones", uma das melhores canções do ano.

"Wild" apresenta um clima pop, "My Babe" é uma balada bem acima da média e "Feels Alright" surge como aquela música bem cafajeste para ser cantada alto nos shows. O curioso é que o nível o disco não cai em nenhum momento, mostrando que o longo tempo de trabalho ajudou a refinar ao máximo letras, arranjos e outros aspectos do álbum. Até mesmo "Astral Jacket", um pouco mais experimental do que as outras, funciona muito bem.

Mas é no final, com "Satellite" e a faixa-título, que o Spoon brilha e faz de "Lucifer on the Sofa" um dos melhores trabalhos da carreira do grupo. A forte presença das canções e o arranjo de cada uma delas as transforma nas duas melhores músicas do trabalho, o ponto alto do refinamento e da capacidade deles em conseguir fazer algo espetacular.

O décimo álbum da carreira do Spoon é, certamente, um dos melhores álbuns de 2022. Provando todo talento e potencial, o trabalho confirma a banda como uma das melhores dos últimos anos.

Tracklist:

1 - "Held"
2 - "The Hardest Cut"
3 - "The Devil & Mister Jones"
4 - "Wild"
5 - "My Babe"
6 - "Feels Alright"
7 - "On the Radio"
8 - "Astral Jacket"
9 - "Satellite"
10 - "Lucifer on the Sofa"

Avaliação: ótimo

Continue no blog:

Comentários