Resenha: Mdou Moctar - Afrique Victime


Mdou Moctar é o nome artístico de Mahamadou Souleymane, guitarrista do Níger que, assim como os integrantes do Tinariwen, preserva a origem Tuareg e alia a tradicional música fazendo adaptações modernas de sonoridades complexas e instigantes, e aliado por referências do rock ouvido nos últimos 50 anos.

Ao ouvir os primeiros minutos de "Chismiten", é possível ter a certeza de que não é bom. É muito bom. O jeito como Moctar cria um clima logo de cara é para chorar de tanta emoção. Mesmo em um álbum em estúdio, é possível perceber toda emoção dele em transmitir exatamente o deseja de um jeito único e especial.

Veja também:
Duas resenhas: Lingua Ignota e Koleżanka
Resenha: The Killers - Pressure Machine
Resenha: LUMP - Animal
Resenha: Laura Stevenson - Laura Stevenson
Resenha: Ty Segall - Harmonizer
Resenha: Leon Bridges - Gold-Diggers Sound

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

À medida que o trabalho avança, o músico também mostra habilidade em fazer baladas, caso da lindíssima Tala Tannam", em que a música do povo tuareg aparece com força em arranjos de cordas que envolvem o ouvinte. É apenas a quarta faixa do trabalho, mas é aquele famoso jogo ganho. Definitivamente, "Afrique Victime" ganha qualquer um antes do final.

O músico não teve uma vida das mais fáceis ao nascer no pequeno vilarejo de Tchintabaraden, localizado a quase 750 quilômetrtos da capital do Níger, Niamei. Sem apoio da família para tocar guitarra, construiu o próprio instrumento usando os cabos de aço da bicicleta como cordas. Assim, desenvolveu a própria técnica para contar histórias como a de "Afrique Victime", uma melancólica canção sobre o continente africano.

Mdou Moctar aproveita o trabalho para homenagear todos que abriram caminho para a música tuareg fazer sucesso. Mais de uma década após o lançamento do primeiro álbum da carreira, dá para falar que ele chegou ao auge.

Tracklist:

1 - "Chismiten"
2 - "Taliat"
3 - "Ya Habibti"
4 - "Tala Tannam"
5 - "Untitled"
6 - "Asdikte Akal"
7 - "Layla"
8 - "Afrique Victime"
9 - "Bismilahi Atagah"

Avaliação: excelente

Continue no blog:

Comentários