Resenha: trilha sonora da quarta temporada de The Crown


Muitas vezes, ao longo do tempo, mudanças são necessárias para adequar determinados projetos. Um caso claro é a trilha sonora da série "The Crown. A abertura foi encomendada para o gênio Hans Zimmer, que entrou um ótimo trabalho, mas os temas são de composição de Rupert-Gregson Williams e Lorne Balfe -- dois ótimos compositores dessa nova geração surgida há pouco menos de uma década.

A segunda temporada coube inteira a Williams, que não continuou na sequência da série. E quem chamar, afinal? Coube então a Martin Phipps escrever os temas que acompanharam a nova fase do seriado, agora com a atriz Olivia Colman no papel principal. E ele é o responsável pela trilha da quarta temporada da série, liberada há alguns dias pela Netflix. Phipps tem poucos trabalhos na carreira, mas é interessante que todos têm mulheres protagonistas e muitos deles envolve a história de alguma realeza. Então, olhando detalhadamente, é a pessoa certa para dar o tom necessário para a série.

Veja também:
Resenha Smashing Pumpkins - Cyr
Duas resenhas: The Cribs e Dirty Projectors
Duas resenhas: Babeheaven e Cabaret Voltaire
Resenha: trilha sonora de O Gambito da Rainha
Resenha: King Gizzard and the Lizard Wizard - K.G.
Duas resenhas: Chris Stapleton e Yves Jarvis

A nova temporada tem muito assunto e, por consequência, muitos personagens em tela o tempo inteiro. Se é difícil para o autor conseguir aglutinar todos eles, também é difícil para o compositor acertar o tom de cada momento sem pesar demais a mão ou aliviar. Uma boa trilha sonora precisa de equilíbrio, ainda mais em uma série sobre a realeza que, por si só, tem um tom muito diferente do que qualquer outro assunto teria.

Phipps usa todo recurso para achar esse balanço entre os assuntos dos dez episódios em pouco mais de 40 minutos de trilha sonora. Se ele usa um tom mais épico e melancólico na abertura em "War", "Fairytale" ganha muito com o uso dos instrumentos de corda e de sopro e o vocal cheio de eco. Com isso, cada tema instrumental consegue atender necessidades de determinada cena ou determinado personagem para criar seu próprio momento no todo. E ainda consegue manter o tom delicado e solene que acompanha os temas instrumentais desde a primeira temporada.

Martin Phipps entrega um bom trabalho mais uma vez em uma temporada de "The Crown" ao conseguir traduzir em música o trabalho feito pelo roteiro em cada personagem -- um pouco mais conformado dentro de seu respectivo papel na coroa ou inconformado. A trilha não é brilhante, mas é segura o suficiente para agradar.

Clique aqui para ouvir a trilha sonora da quarta temporada e aqui para a playlist com as músicas que tocam ao longo da série.

Avaliação: bom

Estou no Twitter e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Continue no blog:

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!

Comentários