Resenha: trilha sonora de O Gambito da Rainha


Carlos Rafael Rivera não é um compositor na lista dos mais conhecidos do mundo. Afinal, até o momento, ele só tem três créditos na carreira. Mas isso não deveria ser desculpa, já que os trabalhos dele são bem relevantes. O primeiro deles foi pelo filme "Caçada Mortal" (2014), que rendeu uma inesperada indicação ao Oscar em 2015.

Depois do prêmio, há um apagão na carreira dele em que ele só retorna em 2017 para fazer a trilha da minissérie "Godless", da Netflix. E agora, três anos depois, ele ensaia um novo retorno à carreira com outro trabalho para o serviço de streaming: os temas instrumentais do arrasa-quarteirão "O Gambito da Rainha", minissérie mais assistida da história da Netflix.

Veja também:
Resenha: King Gizzard and the Lizard Wizard - K.G.
Duas resenhas: Chris Stapleton e Yves Jarvis
Resenha: AC/DC - Power Up
Resenha: Public Enemy - What You Gonna Do When the Grid Goes Down?
Duas resenhas: Future Islands e Travis
Duas resenhas: Tiña e Ólafur Arnalds

"O Gambito da Rainha" é a história de Beth Harmon, uma garota que vira uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo em um curto período. Mas o sucesso também é acompanhado por perdas, muito sofrimento e desilusão sobre a própria vida e a capacidade de seguir no grande objetivo: o título mundial da categoria.

Rivera consegue colocar tensão ainda na abertura da série, quando o conjunto de cordas apresenta uma potência que chama muito atenção. É o truque utilizado para atrair as pessoas a seguir e continuar depois da dar o play na série. À medida que a série avança, os 90 minutos da trilha sonora conseguem contar a história de Harmon com a delicadeza e força necessárias. Os primeiros momentos dos temas são marcados pela melancolia pelo fato de precisar morar em um orfanato aos nove anos.

A música vai mudando ao longo do processo de amadurecimento emocional e das habilidades de jogo. De uma garota abandonada, ela vira uma estrela local do xadrez ao entrar em competições e vencer os melhores ranqueados. Com isso, os temas vão ganhando em tons mais épicos e alegres, mas ainda com uma pitada de melancolia para não esquecermos os problemas que cercam a vida da campeã.

A trilha sonora de "O Gambito da Rainha" cada envolvendo muito o espectador ao longo dos episódios e ajuda muito na compreensão do que acontece em tela. Rivera retorna em grande estilo e mostra que, como um bom discípulo de Randy Newman, consegue fazer muito com poucos elementos.

Clique aqui para ver a lista das músicas, ouvir a trilha sonora e ver o trailer da série.

Avaliação: ótimo

Estou no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Continue no blog:

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!

Comentários